3 de outubro de 2012

Desafio da Estante I - "Agora e Sempre"

Olha ele aí, ta até amarelado já, de tanto esperar kkkk
Galera, como tinha prometido, comecei a ler os livros que tinha deixado na estante e o primeiro da lista foi "Agora e Sempre", de Danielle Steel. 


O livro conta a história do casal perfeito, lindo e maravilhoso de classe média alta  Ian e Jessica, que aparentemente vivem às mil maravilhas, super apaixonados um pelo outro, casados há sete anos e com uma vida estável. Jessica tem uma boutique, Lady J, e Ian é escritor em início de carreira. Contudo, o casal tinha seus esqueletos no armário,  pois Ian acaba sendo preso acusado de estupro. 

A vida dos dois começa a desmoronar, principalmente de Jessica, uma jovem que já havia perdido pai, mãe e irmão, e tem em Ian sua única familia. Agora, tem que enfrentar sozinha as responsabilidades de arcar com todo o processo e encarar o fato de que seu marido cometeu um grande erro.

Basicamente, essa é a trama da história. Parece bem comum e corriqueira, mas me surpreendeu. Não sou muito fã de romances, mas gosto bastante de dramas e a partir do momento em que a vida perfeita dos dois se torna um pedaço do inferno, acaba ficando muito interessante. Todo o ocorrido acaba desencadeando uma série de acontecimentos que poem à prova o relacionamento dos dois. Acontece de tudo: erros passados acabam vindo à tona, os podres de cada um aparece, Jessie se afunda em dívidas e Ian se sente o pior homem do mundo por ter cometido um erro impulsionado por alguns copos de bebida. Quem diria que uma desconhecida que cedera a uma cantada causaria tanta confusão?

Sem falar que no desenvolvimento da história, é possível perceber o quanto, apesar de todas as tribulações, os dois se amam. Até eu passei a amar Ian depois de tudo que li. Até por que Ian é o nome de um dos meus personagens no livro que escrevi.   
Ela, a culpada, Danielle Steel.
Vamos ficando interessados na vida desses dois, do momento em que Jessie descobre o que ocorreu, e ver que a culpa não foi só de Ian, que de fato ele era inocente perante a justiça, mas não tinham como provar, e os dois lutando juntos indo a cada audiência juntos, um acreditando no outro, dando força pro outro, suportando a carga, dividindo-a, tentando manter as aparências, disfarçando as evidências  passando pelas brigas, pelo quase divórcio, pela vida vazia, os dias de desespero e insanidade de Jessie e nos vemos presos a essa trama e querendo muito ver o final.

Tudo isso mostra o que de fato um casamento deve ser: na alegria e na tristeza, na saúde e na doença... Agora e Sempre. Danielle Steel conseguiu retratar um casal como muitos que há por aí com exatidão e mostrar que ninguém é perfeito e nem precisa ser, mas conseguiu mais ainda tornar uma protagonista aparentemente mimada e infantil em uma mulher forte e perseverante, que chega ao final da história renovada e pronta para uma vida muito mais plena. O sofrimento ensina.

Eu acredito que este vá entrar pro meu rol de livros preferidos, pode até não ser uma obra secular e Oh-Meu-Deus-Que-Incrivel-Nunca-Tinha-Visto-Algo-Assim, mas por que é mais ou menos esse o estilo que escrevo: não inventar uma nova realidade fantástica em que incluir os personagens, mas tirar de dentro deles suas próprias histórias e esmiuçá-las, fazer as pessoas facilmente se identificarem com o que é dito ali. Eu, pelo menos, admiro muito quem consegue descrever o que eu vivo com perícia. Descrever sentimentos, ações e circunstâncias e nos fazer olhar para dentro, entender o que nos move, fazer com que enxerguemos a realidade com mais cuidado. 

A escrita de Steel me cativou, mesmo com a tradução dos anos 70 um pouco capenga (hehehehe), por ser verdadeira, por não ter meias-palavras, sem ser muito cheia de fru-frus, exata e ao mesmo tempo delicada. Só pela maneira com que o livro é escrito, os olhos deslizam pelas páginas e quando se dá conta você já se sente melhor amiga de Jessica Clarke e se vê tendo uma quedinha por Ian Clarke. Mais do que uma trama bem amarrada, o escritor precisa cativar o leitor com as palavras que escolhe para contar a história. E Steel, não sei por que demorei para ler seu livro, mas você ganhou meu respeito.

Até a próxima, opa, o próximo - "Coma", de Robin Cook :)

2 comentários:

  1. Tenho esse livro aq em casa há séculos e nunca me interessei por ele. Depois desse post ele entrou na minha lista de "próximas leituras". É da coleção SuperSellers? Tem uns encalhados aq, rs.
    Gostei muito. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, sim, Angela, eu gostei muito, não sei se fará seu genero, mas eu pelo menos adorei. Boa leitura!

      Excluir

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...