27 de outubro de 2012

Desafio da Estante VI - "Anjos e Demônios"

Dan Brown era um ótimo escritor quando li "O Código da Vinci". Agora, eu o acho simplesmente excepcional!


"Anjos e Demônios" foi o segundo livro publicado pelo historiador Dan Brown e a primeira história em que Robert Langdon apareceu. Eu adquiri o livro em 2009, época em que saiu o filme baseado na obra com Tom Hanks como o protagonista em sua aventura de estréia. Eu já havia visto o filme e isso meio que matou minha vontade de ler o livro, como é comum que aconteça em muitos casos. Por isso havia abandonado a obra, mas agora que me desafiei a lê-lo agradeço aos céus por ter feito isso.
A trama é complexa, mas amarrada tão bem que às vezes perdemos o fôlego ao acompanhar a cientista Vittoria Vetra na busca do assassino de seu pai adotivo, Leonardo Vetra, também cientista - os dois haviam recriado em laboratório a origem do Universo, criando a antimatéria a partir de um acelerador de partículas. A antimatéria é roubada após o assassinato brutal do cientista e é aí que Robert Langdon, professor de História da Arte de Harvard, é chamado para interpretar os sinais deixados na cena do crime.Um ambigrama Iluminatti cravado a fogo no peito da vítima é apenas a primeira pista. Se inicia então uma caçada desenfreada em busca do homem que diz ter ressuscitado a lendária sociedade secreta e tem um plano maligno: executar os quatro cardeais favoritos ao posto de Papa às vésperas da eleição do novo líder da Igreja Católica e explodir o Vaticano inteiro antes da meia-noite com a aniquilação da anitmatéria na sede da Igreja. 

Langdon utiliza todo seu conhecimento em arte e simbologia para localizar os exatos lugares onde os cardeais serão executados e tentar fazer isso antes que o assassino realize seu plano. Viajei por toda Roma, conheci toda a história por trás das igrejas construídas nos tempos antigos, desvendei muitos segredos da Igreja Católica e fui juntando peça por peça o caminho que leva ao final dessa história - que tem tantos revezes que me deixou tonta.

Além disso, acompanhei o eterno debate Ciência X Religião e acabei por descobrir que uma tenha mais da outra do que se pode pensar. Que talvez Deus tenha seu dedo na ciência e que a ciência talvez participe igualmente da criação divina.

Dan Brown é conhecido por causar polêmica com seus livros que se utilizam de fatos conhecidos da História, outros nem tanto, e cria toda uma atmosfera de mistério, suspense e aventura nos levando por caminhos desconhecidos e sempre nos faz perguntar no final até que ponto a realidade se mistura com a  ficção.

Eu entrei madrugada adentro lendo a obra por que fiquei fascinada com a maneira dinâmica com que Brown leva a narrativa. É quase como se corrêssemos junto a Langdon e Vittoria - aliás, adorei a Vittoria Vetra, uma personagem magnífica - e sentíssemos o cansaço da corrida contra o tempo das seis da tarde à meia-noite, contando os segundos para a próxima tragédia. É uma leitura empolgante e fazia algum tempo que não me dedicava a ler tantas horas a fio.
Bem, eu recomendo a todos que se interessam por ciência, religião, arte e muito humor, por que Langdon é uma figura com seu relógio do Mickey e suas tiradas hilárias em momentos críticos.

Agora, estou voltando de Roma e vou usar o tempo restante da viagem para desanuviar a mente por que a próxima parada é em Nárnia, com C.S. Lewis.

Até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...