12 de outubro de 2012

Desafio da Estante IV - "As 48 Leis do Poder"

Eu não costumo ler livros de auto-ajuda, tanto que este foi comprado pelo meu irmão, assim como "Eneida". Ele que é mais fã desse estilo "how to". Embora eu não acredite que "As 48 Leis do Poder" seja apenas um livro de auto-ajuda, ou o autor não intitularia suas "dicas" de LEIS.

Robert Greene é um best-seller do gênero, já escreveu outros livros com as leis da estratégia e até da sedução. Minhas impressões a respeito da obra são resumidas na seguinte frase: SER PODEROSO DÁ MUITO TRABALHO.

O livro está estruturado por lei, e em cada parte, temos o julgamento da lei, como ela se justifica e para resumir, sempre vem uma analogia para ficar mais claro o que ele quer dizer e uma frase célebre de alguma autoridade no assunto. Me lembrou "A Arte da Guerra", outro gigante do gênero. É, no todo, bem didático (li a edição concisa). Mas isso não quer dizer que é fácil de entender.
Olha ele aí, Greene.
Greene busca dizer o que você deve fazer para ser considerado poderoso, para ganhar respeito, admiração e, sobretudo, o controle de tudo. Isso é perfeitamente aplicável à nossa vida. É assim que ela se dá.  Principalmente no mundo dos negócios que é, de fato, muito competitivo. É um campo de guerra: o melhor estrategista, vence. O que vemos no livro são direcionamentos de como conseguir que façam tudo para e por você.

O que eu aprendi? Aprendi que não devemos falar demais, devemos criar uma névoa sobre quem realmente somos e jamais revelá-la. Aprendi que palavras valem menos do que ações e tentar explicar a alguém por que você está certo, na verdade, te transforma no errado da história. Silêncio. Greene valoriza muito o silêncio, como ele é poderoso e fala mais alto do que um grito enfurecido. Aprendi que devemos cativar as pessoas, mas não ser dependente delas: temos que fazer elas serem dependentes de nós. Mas mesmo assim, jamais devemos nos isolar: o contato social deve ser cultivado sempre. Aprendi que devemos ignorar o que desejamos e fazer os outros pensarem que não damos muita importância a nada. E que às vezes temos que usar as mesmas armas do inimigo, e confundi-lo. E que devemos nos misturar na multidão, espiar os outros, mentir, ser falso, ser cruel. 

Difícil, não? E aí em cima só estão citadas umas dez leis, no máximo.
Greene não é nem um pouco gentil em sua obra. Ele não está ditando a receita de um bolo. Ele está colocando nas suas mãos a chave de algo que todos desejam, mas nem todos podem ter. A minha opinião sobre tudo isso é que leva muito tempo e pode ser desgastante tentar seguir tudo que o livro diz. E você tem que pender pro mal, verdadeiramente, por que precisa ser cruel com os que são fracos e mentir, ocultar suas intenções e talvez apunhalar os outros pelas costas. Ele enfatiza sempre que não temos amigos, apenas inimigos em potencial, o que me faz pensar em Greene como um cara um pouco paranóico e desconfiado (eu fui gentil agora).

Ao chegar à 48ª lei, só pude concordar com metade delas. Não que ele estivesse errado, mas por que para ser o detentor do verdadeiro do poder, a pessoa tem que querer muito isso e tentar não enlouquecer no caminho. Eu, particularmente, desejo outras coisas. Acredito que o poder só serve ao seu verdadeiro propósito com os que merecem, com os que sabem o que fazer com ele. Não acredito que seja algo que possa ser ensinado. Mas Robert Greene fez um bom trabalho em sistematizar a conquista do poder.

A questão é: é possível ser tão frio e dissimulado? Sim. Mas você teria que, no mínimo, ser um psicopata. 

A discussão é longa e cheia de pormenores que não me prolongarei aqui. Mas podemos sempre pensar um pouco e comentar. 

Bem, depois desse clima tenso do poder, estou indo passear pelo País das Maravilhas com Alice, de Lewis Carroll. Quem sabe não encontro também o País do Espelho?

Até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...