20 de outubro de 2012

Desafio da Estante V - "Alice"

Olá, pessoas! Estou de volta, com mais um livro do meu desafio , que esses dias foi "Alice", de Lewis Carroll, edição da Zahar com os dois volumes da obra: "Aventuras de Alice no País das Maravilhas" e "Através do Espelho e o Que Alice Encontrou Por Lá". 


Bem, esta é uma obra muito conhecida e uma das mais lidas no mundo. Seu autor, Lewis Carroll, escreveu apenas esses dois livros, mas seu nome ficou marcado na história da literatura mundial por ter criado um mundo mais do que fantástico, um mundo totalmente diferente de tudo que existe. Eu ganhei de presente de aniversário no mês passado e fiquei muito feliz, por que há muito tempo queria ler o livro, pois já havia visto o desenho da Disney milhões de vezes desde criança e as demais adaptações (como a de Tim Burton, mais recente). 
Alice é a típica criança curiosa, no auge de seus sete anos, descobrindo o mundo. Quando está sentada numa tarde lendo com sua irmã e sua gatinha de estimação sob uma árvore, Alice avista um Coelho Branco de colete, correndo e dizendo estar atrasado, entrando em um buraco, desaparecendo. A menina não hesita em ir atrás da figura curiosa de um coelho que fala e age como gente. E entra na toca do coelho. A partir de então, Alice vive aventuras completamente novas e parece estar dentro de um sonho maluco (como são os sonhos, de verdade) e encontra em seu caminho de lagartas falantes a um reino formado por cartas de baralho, come cogumelos e bebe sucos que alteram seu tamanho, participa de um julgamento, toma chá com malucos. E acorda. Sim, era tudo um sonho. Mas quem disse que não foi real?
E ele continua através do espelho, mais uma vez a partir da curiosidade da pequena Alice. Dessa vez, sua gatinha está apenas cuidando da cria, quando a menina começa a conversar com os bichinhos, contando-lhes histórias e começa a divagar sobre como seria a vida através do espelho, onde tudo é ao contrário. E qual não é sua surpresa ao conseguir entrar no espelho de sua sala e encontrar-se num grande jogo de xadrez? Alice encontra um jardim de flores falantes, esbarra com os gêmeos que recitam enormes poesias (aliás os dois livros tem inumeras poesias, uma mais maluca que a outra), esbarra com os reis e rainhas do jogo, sendo ela mesma um peão branco, que avança pelo tabuleiro que é um mundo onde as pessoas lembram do que ainda não aconteceu e perdem seus nomes se atravessarem um bosque. E outra vez fica a pergunta: seria Alice a invenção da mente do rei vermelho ou teria ela mesma sonhado com tudo isso outra vez? 
Eu não preciso dizer que adoro coisas malucas. Alice é uma das personagens mais interessantes já criadas, por ser corajosa e muito, muito, curiosa e racional. Ao mesmo tempo em que está vivendo uma realidade muito diferente da normal, ela procura saber o significado de tudo e consegue estabelecer diálogos com o Chapeleiro Maluco e com a Rainha de Copas como se o que dissessem tivesse toda lógica do mundo. "País das Maravilhas" é bem mais divertido que "Através do Espelho", em minha opinião, já que o segundo exige bem mais imaginação e uma dose maior de loucura para continuar acompanhando raciocinios tão loucos quanto os dos personagens. Há uma boa pitada de ironia em boa parte das duas obras e é possivel observar as intenções de Carroll de criticar os adultos e quem sabe a sociedade da época. 
Somos todos loucos por aqui...
Mas num todo, eu posso dizer que só me apaixonei ainda mais pelo gato de Cheshire e pelo cavaleiro atrapalhado que sempre caía do cavalo. Alice nos leva com ela, trilhando caminhos desconhecidos e cheios de cor e um misto de sonho e realidade. Adorei ter lido ainda mais do que ter visto as animações e filmes. Ah, e games, também, por que temos Alice Madness Returns, mais sombrio e sinistro, mas uma bela releitura do mundo de Carroll.

Bem, vou tirar o domingo para acordar do sonho de Alice antes de mergulhar de volta à realidade lendo "Anjos e Demônios" de Dan Brown.

Estão gostando dos livros do desafio? Comente! 

Até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...