27 de março de 2016

Já Li em Dose Dupla - "Anita Blake Series: Incubus Dreams + Micah", de L.K. Hamilton

E aqui estou eu, muito aliviada e feliz por que consegui finalizar a leitura não apenas de um, mas dois livros da série Anita Blake (da qual falo aqui no blog o tempo todo), matando dois coelhos com apenas uma cajadada (mesmo sendo Páscoa, nada contra coelhos). É, apertar a leitura de dois livros entre trabalhos de faculdade, trabalho de verdade e ler em inglês com problema de visão, se torna um desafio avançar nessa saga.

Finalizei a leitura dos volumes 12 e 13, respectivamente, Incubus Dreams e Micah. Pra você que pegou o bonde andando, clica na tag "Anita Blake" aqui no blog ou comece clicando aqui que você vai saber de onde Anita veio e acompanhar para onde ela vai.
Este post é para a galera que tem acompanhado até aqui, já que é uma continuidade. Já comentei aqui todos os livros que li, sem deixar nenhum passar (de Prazeres Malditos a Cerulean Sins). Só para refrescar as memórias mais fracas: a série é escrita pela americana diva linda maravilhosa  Laurell K. Hamilton, ou LK Hamilton. Atualmente as aventuras da caçadora de vampiros Anita Blake já chegam no vigésimo quinto volume este ano, e continua sendo escrita. Haja criatividade? SIM. Haja amor para continuar lendo? MUITO. E como aqui no BR só temos traduzido cinco livros, considerando que nos EUA o primeiro volume saiu em 1992, é meu DEVER divulgar essa série fantástica.

Então, vamos ao que acontece afinal de contas nesses dois volumes num resumão:

12 - Incubus Dreams 
A edição que li: Berkley/Jove Books, 2005, 752 páginas
A trama principal gira em torno de um caso policial em que vampiros aparentemente descontrolados estão atacando strippers na cidade, causando problemas para a comunidade vampírica - dividida entre os vampiros pertencentes ao Vampiro-Mestre Jean-Claude (corações, corações), e o líder da Igreja da Vida Eterna, Malcom. Anita precisa averiguar de perto essa história com a equipe do Esquadrão Assombração - agora liderado por Zerbrowski.

Como sempre, temos diversas tramas paralelas, entre elas, o destaque para Nathaniel, que começa a se revelar mais dominante que dominado (ui), e o ruivo agora toma parte em mais um triunvirato de Anita. Acidentalmente, ela se liga a Damian e Nathaniel numa relação de dependência quase vital. É uma grande novidade o fato de Anita conseguir "marcar" como um vampiro e ter, assim, servos que não são humanos.
A expansão das habilidades da nossa diva sobrenatural não pára por aí. O antigo triunvirato entre ela, o lobisomem Richard e o vampiro Jean-Claude fica ainda mais forte - sim, eles voltam a reunir-se após uma longa pausa. Infelizmente, não é algo pacífico, Richard precisa lidar com seus próprios preconceitos e demônios interiores. Mas ele está tentando.

Além disso, Anita tem alguns momentos de profunda reflexão sobre os rumos que sua vida está tomando - como a relação poligâmica que agora já tem seis parceiros fixos (por questões de poder, energia e envolvimento emocional), o trabalho com a polícia que fica cada vez mais espinhoso, e a linha entre humano e monstro que Anita precisa deixar sempre bem clara para saber no que está se tornando aos poucos. Ela está cada vez mais fria, menos piedosa ao matar e isso a preocupa. Estaria Anita Blake se tornando uma assassina? Ou era apenas consequência de ser um dos monstros? 

Incubus Dreams tem quase 800 páginas, então são várias DRs, muitos diálogos importantes, ou seja, percebe-se que neste livro, a história ganha marcos que devemos ficar atentos para o desenrolar dos próximos volumes. Anita está mais forte, controlando cada vez melhor suas habilidades e, acima de tudo, aprendendo como usá-las. 

Há uma exploração bem mais intensa da sexualidade de Anita, pois começamos a mergulhar ainda mais na complexidade de um relacionamento não-monogâmico e muitos dos preconceitos que ela mesma (e nós) tem vão caindo por terra à medida em que Micah, Nathaniel, Richard, Damian, Jean-Claude e Asher exploram diferentes facetas de uma única mulher. 
O genial dessa série é acompanhar a vida de uma protagonista forte, que lida com desafios sobrenaturais, sim, mas precisa lidar com preconceitos de gênero e de sexualidade como todas nós atualmente. Que tem seus dilemas morais, seus debates religiosos e éticos consigo mesma e que não é perfeita, mas tudo isso deixa Anita e seu universo cada vez mais palpável, mais real, mais verossímil. 

Afinal, lidar com monstros, sejam eles metafísicos ou bem reais, sempre é muito difícil - mas aprendemos com eles.


13 - Micah

A edição que eu li: Berkley/Jove, 2006, 288 páginas
Talvez para compensar a canseira vertiginosa de Incubus Dreams, Micah é um livro curto, curtíssimo. É praticamente uma história curta entre o livro 12 e o 14. Sua sinopse é bem simples: Anita recebe uma ligação de seu amigo recém-casado Larry Kirkland em pânico por que sua esposa Tammy, grávida de cinco meses, está tendo complicações. Ele precisa que Anita viage para o Novo México para fazer uma reanimação marcada em seu lugar. Micah não quer deixá-la ir só, e a acompanha na viagem. Mas esta será a primeira vez que os dois ficam totalmente a sós - desde que ela o conheceu. E isso a deixa ligeiramente nervosa.

Micah apareceu pela primeira vez no livro 9, Narcissus in Chains, e sua relação com Anita foi estabelecida pela ligação que os dois tem: Micah é o "rei" dos leopardos, Nimir-Raj, e Anita é a  "rainha" dos leopardos, ou Nimir-Ra. Anita o ajuda a libertar seus leopardos de um líder abusivo e resolvem se unir para liderar um único bando de leopardos. Sua conexão é instantânea e eles engatam uma relação baseada em suas feras interiores.

Micah é um dos parceiros mais pacíficos de Anita. Ele adapta-se facilmente à vida conturbada da necromante, e não tem problema em dividi-la com os outros parceiros. Micah Calahan encanta e conquista Anita facilmente, e isso sempre a deixou muito desconfiada. Ninguém pode ser tão perfeito. Mas agora, nesta viagem ao Novo México, parece ser a oportunidade de conhecer o misterioso leopardo mais a fundo. Mas Anita realmente quer isso? Ou só vai fazer tudo que desmoronar de vez? 
Em meio a insegurança, Anita aceita a missão de reanimação em outro estado, o que para ela é simples. Difícil é lidar com sua vida amorosa. Os mortos são sua especialidade. Os vivos são muito mais complicados...

O livro é bem curto e de leitura rápida. Aprendemos poucas coisas realmente novas sobre Micah e as habilidades necromânticas de Anita. A grande surpresa mesmo ficou para as últimas páginas: Anita tem quatro tipos de licantropia no sangue - leão, leopardo, lobisomem e um tipo indefinido, fruto de suas diversas lutas contra licantropos. O que parece impossível sempre acontece com Anita Blake. Talento para problemas ou uma incrível sorte para o sobrenatural?

Bem, a série Anita Blake fica cada vez mais tensa. Ou eu que fico mais tensa a cada vez que descubro mais sobre ela. Mas para nós, poucos mas devotados fãs da Federal Marshall Blake, é uma aventura e tanto seguir seus passos - e flertar loucamente com seus parceiros maravilhosos. Humor, erotismo, ação, terror, suspense, até um pouco de romance, por que não? Sempre há um pouco do que chama sua atenção. E Laurell só merece aplausos por sua criatividade infinita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...