25 de outubro de 2012

Vai um cafezinho aí?

A bebida que eu mais amo na face da Terra é o café. Eu tomo café desde criança, embora eu saiba que isso não tenha sido uma atitude muito saudável da minha familia (hehehe). 

Mas por muito tempo o café foi um vilão. Lembro que sempre disseram que café fazia mal, que café era ruim pro cérebro, a cafeína era ruim pro coração, enfim... Diziam que ele era ruim pra tudo. E eu continuava tomando. 

E hoje em dia, pesquisas recentes já comprovaram as maravilhas que o consumo de café traz na vida da gente. Da última vez que eu chequei, café ajudava  nas áreas do cérebro ligadas à criatividade, ajuda a combater a depressão e até diminui os riscos de infarto. Isso, para mim, foi só um pretexto a mais para continuar tomando.

Dei uma lida no que dizem os especialistas e encontrei no site da Revista Saúde o seguinte: " 'Café não é remédio, mas a comunidade médico-científica já considera a planta como funcional, nutricional e farmacêutica. Isso porque o café não possui apenas cafeína, mas também outros componentes', atesta a nutricionista Priscila Maximino, da Nutrociência, em São Paulo." E mais: o café tem sua "devida participação sobre os efeitos no metabolismo e nas reações orgânicas". Viu?

Não sei se é culpa dele, mas deve ser por isso que sou tão hiperativa e criativa, meu cérebro funciona sempre a mil por hora! 

Eu conheço muita gente que odeia café, e diz até que é "bebida de velho". Gente que não gosta, que só toma um pouquinho de manhã e olhe lá. Gente que prefere tomar achocolatado, suco, até agua, menos café. Mas eu, haha, eu sou fã de carteirinha desse neguinho. Eu tomo absolutamente qualquer coisa com café: de biscoito recheado até pizza. E é uma delicia.
E há tantos tipos: capuccino, café arabe, expresso, até café gelado... Já experimentaram tomar café com chocolate meio amargo? E café com uma farofinha de ovos com tomate e cebola picadinha na manteiga? Não? É UMA DELÍCIA. Eu troco facilmente qualquer bebida por um bom café. Mas não amargo, com açúcar, nada de adoçante, e bem encorpado. Nada de café ralo, ou "chá-fé". 

Claro que beber café em excesso faz mal, pois tudo em excesso é prejudicial. Portanto, a quantidade recomendada é no máximo 3 xícaras por dia. E eu tô nesse máximo aí. E já estou viciada... Se não tomo pelo menos uma xícara de café, eu fico com uma dor de cabeça horrorosa, e quanto mais tempo demoro para tomar, mais ela aumenta. E mais café tenho que tomar para que ela vá embora. Por isso todos os dias eu bebo no mínimo uma xícara de café. E quando chego em casa depois de um dia longo e chato, se não tiver café em casa, eu tenho que fazer, coado no coador de pano, mesmo, detesto cafeteira.
E para incentivar o consumo de café e aumentar os níveis de felicidade no mundo, aqui vai uma lista de benefícios da cafeína, principal componente da bebida:
"Em medicina, a cafeína tem sido usada para:
  • Reativar padrões deprimidos de respiração;
  • Auxiliar no tratamento de dores, principalmente de cabeça e enxaqueca;
  • Como coadjuvante em muitos remédios para o dor;
  • Controle do peso;
  • Alívio de alergias;
  • Melhorar o estado de alerta;
  • Tratar crises de enxaqueca (por contrair os vasos cerebrais).
Então, vamos tomar café! 

Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...