Mas por muito tempo o café foi um vilão. Lembro que sempre disseram que café fazia mal, que café era ruim pro cérebro, a cafeína era ruim pro coração, enfim... Diziam que ele era ruim pra tudo. E eu continuava tomando.
E hoje em dia, pesquisas recentes já comprovaram as maravilhas que o consumo de café traz na vida da gente. Da última vez que eu chequei, café ajudava nas áreas do cérebro ligadas à criatividade, ajuda a combater a depressão e até diminui os riscos de infarto. Isso, para mim, foi só um pretexto a mais para continuar tomando.
Dei uma lida no que dizem os especialistas e encontrei no site da Revista Saúde o seguinte: " 'Café não é remédio, mas a comunidade médico-científica já considera a planta como funcional, nutricional e farmacêutica. Isso porque o café não possui apenas cafeína, mas também outros componentes', atesta a nutricionista Priscila Maximino, da Nutrociência, em São Paulo." E mais: o café tem sua "devida participação sobre os efeitos no metabolismo e nas reações orgânicas". Viu?
Não sei se é culpa dele, mas deve ser por isso que sou tão hiperativa e criativa, meu cérebro funciona sempre a mil por hora!
Eu conheço muita gente que odeia café, e diz até que é "bebida de velho". Gente que não gosta, que só toma um pouquinho de manhã e olhe lá. Gente que prefere tomar achocolatado, suco, até agua, menos café. Mas eu, haha, eu sou fã de carteirinha desse neguinho. Eu tomo absolutamente qualquer coisa com café: de biscoito recheado até pizza. E é uma delicia.
E há tantos tipos: capuccino, café arabe, expresso, até café gelado... Já experimentaram tomar café com chocolate meio amargo? E café com uma farofinha de ovos com tomate e cebola picadinha na manteiga? Não? É UMA DELÍCIA. Eu troco facilmente qualquer bebida por um bom café. Mas não amargo, com açúcar, nada de adoçante, e bem encorpado. Nada de café ralo, ou "chá-fé".
Claro que beber café em excesso faz mal, pois tudo em excesso é prejudicial. Portanto, a quantidade recomendada é no máximo 3 xícaras por dia. E eu tô nesse máximo aí. E já estou viciada... Se não tomo pelo menos uma xícara de café, eu fico com uma dor de cabeça horrorosa, e quanto mais tempo demoro para tomar, mais ela aumenta. E mais café tenho que tomar para que ela vá embora. Por isso todos os dias eu bebo no mínimo uma xícara de café. E quando chego em casa depois de um dia longo e chato, se não tiver café em casa, eu tenho que fazer, coado no coador de pano, mesmo, detesto cafeteira.
E para incentivar o consumo de café e aumentar os níveis de felicidade no mundo, aqui vai uma lista de benefícios da cafeína, principal componente da bebida:
"Em medicina, a cafeína tem sido usada para:
- Reativar padrões deprimidos de respiração;
- Auxiliar no tratamento de dores, principalmente de cabeça e enxaqueca;
- Como coadjuvante em muitos remédios para o dor;
- Controle do peso;
- Alívio de alergias;
- Melhorar o estado de alerta;
- Tratar crises de enxaqueca (por contrair os vasos cerebrais).
Então, vamos tomar café!
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Diz aí :)