Vi uma indicação supimpa no blog Domicilio Literário de um filme que havia muito tempo que queria ver, mas nunca conseguia: "Clube dos Cinco" (The Breakfast Club). O filme é bem antigo, da década de 80 - como grande parte das coisas que eu amo - e é um clássico da época.
Então, quando finalmente assisti, pensei: vou indicar pro pessoal esperto que lê meu blog! E aqui vamos nós:
A trama do filme é, de certa forma, bem simples: um grupo de adolescentes do ensino médio americano (cinco, como você pode ter notado), com quase nada em comum, que é sentenciado com uma detenção por terem se comportado mal na escola: passar um sábado inteiro trancados na biblioteca, sob supervisão do diretor, Richard Vernon, sem poder fazer muita coisa a não ser pensar numa redação que devem escrever sobre quem pensam que são.
O grupo é formado por John, o típico valentão da escola, metaleiro e tirador de sarro; Brian, muito inteligente com suas notas sempre 10; Andrew, o atleta número 1 da escola; Claire, a patricinha cor-de-rosa e popular; e Allison, que primeiramente é muito estranha e quieta.
Aparentemente é uma sátira dos grupinhos em que as escolas sempre se dividem em diferentes tribos dentro da escola e como isso afeta os relacionamentos entre os alunos. Mas acaba se tornando uma brilhante reflexão sobre nós mesmos, os jovens.
À medida que John vai se revelando um jovem problemático, com uma família desajustada e violenta, o primeiro a revelar mais sobre si mesmo dos cinco ali no castigo, os outros vão sendo encorajados a se abrirem e confessarem seus próprios problemas, os desafios que cada um enfrenta no dia-a-dia e ninguém sabe. Os conflitos com os pais de Claire, a pressão para ser sempre o melhor atleta de Andrew, a cobrança para ser sempre o CDF certinho de Brian e até mesmo a indiferença com que Allison é tratada todos os dias por ser uma adolescente incomum.
"Clube dos Cinco" é, na verdade, sobre saber, de fato, quem você é e por que faz o que faz e vive como vive. Não só no ensino médio, mas muitas vezes perguntamo-nos como os outros nos vêem e o que realmente queríamos que soubessem: as dores interiores que ninguém mais vê. E em meio a uma boa dose de sarcasmo e humor, o filme nos leva a quase duas horas e meia não apenas de entretenimento, mas de lições que sempre podemos relembrar e levar conosco.
Outros destaques do filme é a ótima trilha sonora, pra quem curte David Bowie, por exemplo, é um deleite. E preste atenção (bastante atenção) na redação produzida por Brian no final, que expressa tudo que o grupo pensou naquele sábado comum trancados na biblioteca. O texto, inclusive, já foi até mencionado em outros filmes. É de pregar na geladeira e ver todo dia de manhã :)
Bem, está dada a dica. Por ser um filme antigo, é bem difícil encontrá-lo em DVD, então a Internet oferece bastante opções de download, é possível baixar e ver quantas vezes quiser.
"Clube dos Cinco" (1985)
Gênero: Drama/Comédia
Duração: 148 minutos
Elenco: Emilio Estevez,
Anthony Michael Hall,
Judd Nelson,
Molly Ringwald e
Ally Sheedy
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Diz aí :)