24 de julho de 2013

Já Li - "O Prêmio Darwin - A Evolução em Ação", de Wendy Northcutt

Esta semana me lembrei de um livro incrível que li faz algum tempo e achei que seria uma boa se vocês conhecessem.

Wendy Northcutt criou um site chamado darwinawards.com na década de 90 onde havia um objetivo claro: decidir quais mortes aconteceram de forma mais inusitada, para não dizer estúpida. Parece algo muito banal e até carregado de humor negro, mas a essência das discussões era "premiar" os indivíduos que tiraram seus genes da escala evolutiva por lhes faltar simplesmente bom senso ao praticarem atos irresponsáveis que ocasionaram sua própria morte.  
Charles Darwin
O tal prêmio recebeu o nome do pai da Teoria Evolutiva, Charles Darwin, pois ilustrava bem a natureza da premiação. Digamos que essas pessoas foram selecionadas naturalmente pela sábia mãe natureza para não perpetuarem sua espécie, o que só ocasionaria mais indivíduos com um parafuso a menos.
Olha  a Wendy aí! 
Bem, para entender melhor o objetivo da "premiação póstuma", Wendy, que é bióloga molecular, resolveu reunir os casos bizarros em seis livros intitulado "O Prêmio Darwin", sendo o primeiro volume "Evolução em Ação". Ele traz toda uma explicação de por que esses indivíduos mereciam ser premiados - de forma mais do que cômica - e é recheado de bom humor e até certo respeito por terem existido seres humanos tão criativos na hora de morrer.
O livro traz os requisitos para que seja concedido um Prêmio Darwin:
  • Incapacidade de gerar descendência - através da própria morte ou esterilização
  • Excelência - forma sensacional e estúpida com que comete o erro. Incrível desuso da lógica e da razão.
  • Auto-selecção - Causa o desastre por si mesmo; com mérito incondicionalmente individual.
  • Maturidade - O indivíduo deve estar em total uso das suas capacidades mentais e físicas. Deve possuir capacidade de julgamento e raciocínio.
  • Veracidade - O evento tem de ser verificável. Excluem-se as "Lendas Urbanas"

E assim, divido em várias categorias, tal como um Oscar das mortes improvaveis, desde ladrões que vacilaram na hora de concretizar seus atos criminosos até mesmo uma seção só sobre grandes proezas do sexo masculino, "O Prêmio Darwin - A Evolução em Ação" traz todos os dados para comprovar que aquilo está registrado, como o ano e o local onde ocorreram as fatalidades curiosas.

Bem, de resto, só lendo mesmo para compreender o humor que as páginas desses livros me trouxe. É um pouco triste rir da morte alheia, mas depois de ver todos os tipos mais malucos de provocar a própria morte, temos que concordar: eles mereceram. Aqui você encontra o livro na íntegra e pode preparar o fôlego para rir ou lamentar muito pela estupidez humana...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...