30 de agosto de 2015

Já Li - "Não Se Apega, Não!", Isabella Freitas

Uma amiga minha era só empolgação falando sobre um livro de capa vermelha que ela não largava. Falou tão bem e dizia ser tão divertido, que pedi emprestado. 

O livro era "Não Se Apega, Não!" (Intrínseca, 256 páginas), da jovem Isabella Freitas, sobre a qual tudo que eu sabia era que tinha aparecido recentemente no programa da Fátima Bernardes. Em seu primeiro livro, Isabella segue a linha meio auto-ajuda, meio desabafo sobre os relacionamentos que ela já viveu e como ela aprendeu com eles. Principalmente, o que ela aprendeu sobre a "arte do desapego".

O desapego a que ela se refere, antes que reclamem, não é à questão de fazer do seu coração uma colcha de retalhos e não ter nada duradouro na vida. Refere-se a aceitar finais, a reconhecer quando algo já não acrescenta mais nada em sua vida, saber cortar o que não vai fazer bem a você e ter uma atitude de amor-próprio para não cultivar algo que já morreu há muito tempo. É sobre esse desapego que Isabella Freitas fala.
A divertida Isabella Freitas
Não costumo ler livros desse tipo, sendo o último há algum tempo, lembram da "Bonitona Encalhada"? Pois é. É bem parecido com esse. Isabella narra de forma tão divertida quanto a Laura Henriques, apresenta teorias muito hilárias sobre relacionamentos, divide suas experiências de forma divertida e sempre com os ensinamentos que levou para si.

Só depois de ler as peripécias dela ao lado dos dois grandes amigos, Pedro e Amanda, trocando de namorados a cada vez que seu coração se partia outra vez, fui procurar saber sobre a autora. Isabella está na casa dos vinte anos e antes de publicar o livro, já mantinha uma conta no Twitter em que desabafava muito sobre seus pensamentos acerca das pessoas com quem se envolvia ou não. Muitos tuítes dela estão presentes no livro, a cada abertura de capítulo.

Isso deu um toque moderno aos contos de fadas nada românticos que Isabella viveu, não apenas relacionamentos amorosos, no entanto. Ela fala sobre a relação com a família, que sempre a cobrou muito para ir bem na escola, na faculdade, na vida. Fala sobre seus amigos de infância e amigos que nem merecem ter esse título. Fala sobre como nós não precisamos, afinal, ter sempre alguém ali do lado pra te lembrar que você é especial. É assim que temos que nos sentir o tempo todo, não somente quando se está apaixonada.
Aí você se pega sentindo raiva do Gustavo, torcendo estranhamente pelo Pedro, mesmo sabendo que eles são grandes amigos, achando o Igor um primo bizarro, e por aí vai. São pessoas reais que passaram pela vida dela, que deixaram suas marcas e a ajudaram a seguir em frente. Situações de todos os tipos e muito, mas muito bom humor. 

Isabella me lembrou um pouco de mim mesma. E tenho certeza que qualquer uma que leia seu livro se identificará com uma, duas, três até todas as histórias que ela já viveu. É uma leitura rápida e leve, mas cheia de pequenas verdades sobre nós mesmos. É sempre muito bom saber que você não passou por certas coisas sozinha. E creio que o propósito da autora ao abrir sua caixa de segredos com tantas pessoas foi mostrar exatamente isso - alguém já passou por aquela decepção horrorosa também. E sobreviveu.
A quem interessar possa, Freitas já publicou o segundo livro, "Não se Iluda, não!". Promete ser tão divertido como o primeiro. Fica a dica para todos que curtem uma leitura descompromissada ou não consegue sair do fundo do poço depois de tantas desilusões. Faça como a Isabella e não se apega, não. A vida é curta demais pra ficar presa ao passado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...