1 de janeiro de 2013

Em Cartaz - "As Aventuras de Pi"

*Pode conter spoilers*

Eu gosto de falar de filmes aqui no blog, vocês sabem. Mas nos últimos dias, vi um que capturou minha atenção em especial: As Aventuras de Pi, baseado na obra de Yann Martel e dirigido pelo queridinho Ang Lee (já viu "O Segredo de Brokeback Mountain" e "O Tigre e o Dragão"? Pois é, ele quem dirigiu). 

Inicialmente eu li a sinopse antes de realmente querer ver no cinema. Acompanhe comigo: 

"Em As Aventuras de Pi, o estudante Suraj Sharma, que mora com seus pais matemáticos em Delhi, na Índia, venceu uma disputa com 3 mil concorrentes pelo papel de Piscine Patel, o Pi. Na trama, o garoto indiano se vê num bote em alto mar depois de um naufrágio. Como companheiros de viagem, uma zebra, uma hiena, um orangotango e um tigre de Bengala, além de algumas moscas de banana.Logo em seguida pensei: "Tenho que ver isso". Primeiro, adoro a India. Segundo, é baseado em um livro. Terceiro, eu amo tigres. Quarto: adoro filmes que nos fazem viajar por lugares que jamais imaginamos ir. 

Dessa forma, eu fui ver o filme (em 3D) que já está bem falado por aí devido ao sucesso do livro. Para resumir em uma palavra o que eu senti depois de sair da sala de exibição: FANTÁSTICO. Piscine Patel me cativou com sua história mirabolante e corajosa de sobrevivência no meio do oceano Pacífico, tendo que conviver com um tigre por praticamente um mês em um bote. Mas o que? Tigre? Num bote? No meio do oceano? Calma.
Piscine (que prefere ser chamado de Pi, como a letra grega) vem de uma familia indiana simples, que possuía um zoológico. Mas a necessidade os força a ir embora do país rumo ao Canadá a bordo de um navio que levava consigo sua familia (pais e irmão) e mais os animais do zoológico, que seriam vendidos. Contudo, um naufrágio deixa Pi sozinho em um bote como único sobrevivente. Mas em seguida, os animais que sobreviveram começam a aparecer e procuram refúgio no pequeno bote. 

E então Pi começa a aprender tanto a garantir sua sobrevivência na situação já alarmante, como também a se defender de uma zebra, uma hiena, um orangotango e, por fim, um tigre de bengala adulto que atende pelo curioso nome de Richard Parker, seu maior desafio.
As Aventuras de Pi é uma história como nunca vi igual, que o próprio Pi fala em sua narração que é "uma história que fará você acreditar em Deus", já que nos leva por uma reflexão maior a respeito do valor da vida e da fé, no que realmente cremos e a importância de acreditar num ser superior nas horas de aflição. E isso é só minha humilde opinião. 
Você precisa ver, verdadeiramente ver as cenas estonteantes, as cores, os efeitos, as paisagens - esse filme foi pensado astutamente e feito com muito cuidado, pelo que pude constatar. Você quase não pisca diante da beleza de algumas cenas, como as do naufrágio, as tempestades em alto-mar, fenômenos naturais (como peixes voadores e águas-vivas bioluminescentes) e no fim de tudo uma sensação intrigante de se perguntar se a história de Pi foi real.
Recomendo altamente aos que lêem esta humilde resenha, corra pro cinema agora e sente ao lado de Pi para ouvir sua história. Muita coisa na sua mente vai mudar. Recomendação adicional: leia o livro. Eu quero ler assim que minha fila de livros na espera acabar (haha) e pode deixar que divido com vocês também.




Ficha Técnica
"As Aventuras de Pi"
Fox, 2012, EUA
Elenco: Gerard Depardieu, 
Suraj Sharma, entre outros
Gênero: Aventura
Duração: 127 minutos



Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...