23 de setembro de 2014

20 anos de Friends! - O melhor de cada temporada


Voltei por aqui por que era impossível eu passar a data em branco. Meu aniversário, que foi dia 18? Não! O aniversário de 20 anos da série "Friends"! Isso aí dá quase minha própria idade, só uns três anos a mais. E é desde criança que eu, de fato, assisto "Friends".

Eu lembro de assistir na TV aberta e na TV paga, então já faz um bom tempo que essa magnifica série, um marco das sitcoms americanas, faz parte da minha vida. E nada melhor do que dar um gás por aqui do que estrear uma nova série - de posts - sobre as dez temporadas em que Rachel, Ross, Phoebe, Chandler, Monica e Joey fizeram história na TV mundial.

Friends estreou em 22 de setembro de 1994, no horário nobre no canal NBC. No início, ninguém tinha muita ideia se comprariam o formato: seis amigos que se reuniam em um café e ocasionalmente num apartamento em Nova York para dividir suas vidas comuns de jovens dos anos 90. 

Mas o diferencial estava no elenco: relativamente desconhecidos na época, David Schwimmer (Ross Geller), Jennifer Aniston (Rachel Green), Courteney Cox (Monica Geller), Matthew Perry (Chandler Bing. Lisa Kudrow (Phoebe Buffay) e Matt le Blanc (Joey Tribbiani) deram vida a cada personagem de uma forma tão única e cativante que não deu outra: sucesso. 
Foram 236 episódios acompanhando o romance atrapalhado de Ross e Rachel, as tiradas inesquecíveis de Chandler, as manias de Monica, as loucuras de Phoebe e as inúmeras conquistas de Joey. Exibido em dezenas de países, o programa de David Crane e Martha Kauffman foi uma febre que demorou a passar. O último episódio exibido em 2004 foi uma das maiores audiências da história da televisão.

Mas por que Friends fez tanto sucesso? O que tinha demais? Eu tenho meus palpites. Juntaram um elenco de pessoas jovens e bonitas, com que o público poderia facilmente se identificar, vivendo situações que tenho certeza que TODO mundo já passou: dos clássicos pés na bunda até o próprio processo de amadurecimento, o chamado para a vida adulta. Os seis amigos se tornaram os nossos amigos. E desde então, boa parte das sitcoms americanas que traria um grupo de amigos que compartilhavam alegrias e tristezas, teria fortes influências da série Friends.

Neste primeiro post, quero fazer um apanhado geral do enredo e a partir dos próximos, pretendo mostrar os melhores epsódios de cada temporada.Tanto para os que já conhecem, relembrarem, como para os que não conhecem,conhecerem a partir de agora! Sim, teremos 10 posts ainda por vir e muitas risadas (e até lagrimas) para compartilharmos!

Enredo
A história se inicia quando Rachel Green reencontra Monica Geller, sua amiga dos tempos da escola, num café - o Central Perk, futuro ponto de encontro do grupo. Rachel acaba de fugir de seu próprio casamento e, sem ter para onde ir e escurraçada pela família, recorre à antiga amizade. Enquanto isso, Ross Geller, irmão de Monica, acaba de separar-se da mulher, Carol, ao descobrir que ela era... Lésbica. Esse é o ponto de partida das primeiras piadas e primeiro contato com cada personagem. Chandler e Joey são vizinhos de Monica, e Phoebe já dividira o apartamento com Monica uma vez. Está formado o sexteto.

Com essas duas grandes rupturas, Ross e Rachel tem algo em comum, mas Ross sente que não superou sua quedinha pela patricinha mais bonita da escola. Este é, também, o grande fio que entrelaça a primeira temporada.

Personagens
Joey Tribbiani - o grande galã, pegador, conquistador, enfim, o termo que quiser usar para dizer que ele seduziu boa parte do elenco feminino da série.Ator, Joey sonha com o estrelato, e acompanhamos durante os episodios as tentativas dele de alcançar a fama. 

Chandler Bing - colega de quarto de Joey, Chandler tem seus próprios dramas pessoais - como o pai Drag Queen e a mãe escritora de romances duvidosos - que esconde causando risadas com suas tiradas geniais a cada cinco minutos. Ele é um... Bem, ele trabalha com... Números. Ou algo assim. 

Monica Geller - dona do apartamento onde boa parte da história se desenvolve, Monica é uma chef de cozinha que adora ser a anfitriã, apesar de ter uma terrível mania de organização e limpeza - é como a mãe dos outros cinco, sempre aconselhando e ouvindo.
Ross Geller - irmão de Monica, paleontólogo, divorciado. Essas três definições acompanham Ross por todos os episodios. Ross sofre uma grande decepção por descobrir que sua esposa mudara de opção sexual, agora ao esbarrar com Rachel novamente, sente que talvez a vida esteja lhe dando outra chance.

Rachel Green - Rachel é a típica garota mimada, filha de um cirurgião famoso e estudou com Monica. As duas eram grandes amigas e ela se lembra dessa amizade quando abandona seu noivo, Barry, no altar. Ao reencontrar a amiga, encontra nela o único apoio e um lugar para ficar, mais quatro amigos de brinde. Ela vai precisar sair debaixo da asa do pai e fazer sua propria vida em Nova York.

Phoebe Buffay - Phoebe é esquisita, meio hippie, cheia de convicções e um gosto por arte duvidoso. Ela tem um passado obscuro: sua mãe se suicidou quando ela ainda era criança, tem uma irmã gêmea com a qual não se relaciona bem e morou grande parte da adolescência nas ruas. Não, ela não é dramática. Pelo contrário, é a mais extrovertida e animada dos seis. Não existe tempo ruim com Phoebe e seu violão - e suas composições que viraram clássicos.

A icônica abertura

Quem já é fã e ouve o primeiro riff de guitarra característico da abertura, já sente a animação e prepara a coreografia - ou seja, o momento de dar três palminhas acompanhando o ritmo animado dos The Rembrandts. A música "I'll be there for you" chegou ao topo das paradas e foi composta especialmente para o seriado.Ela fala sobre, claro, amizade, e todas as situações em que se pode contar com um amigo.Dá o play!

Bem, você já conhece o enredo, já conhece os personagens, a abertura... Vamos aos episódios? Até o próximo post!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...