5 de agosto de 2012

Já Li - "A Menina Que Não Sabia Ler", de John Harding

Hoje estava de bobeira aqui, um pouco adoentada, confesso, e deu muita vontade de retomar minha velha  forma de ler dois, três livros por semana, que disse a mim mesma que leria o primeiro que encontrasse empacado em minha estante. Felizmente, o acaso pôs em meu caminho A Menina Que Não Sabia Ler, de John Harding (LeYa, 2010, 282 páginas). Na verdade, pedi esse livro emprestado há tanto tempo e só recentemente eu pude lê-lo de fato. 


Você olha para a capa, simples, sem muitos floreios, e pensa logo "Ah, com esse titulo, provavelmente é um drama sobre uma garota que aprende a ler sozinha". Isso é o que se pensa também de A Menina Que Roubava Livros. A semelhança aparente de pensamentos ocorre também a medida que vamos lendo. E igualmente nas duas obras, as coisas tomam um rumo completamente diferente.

Florence é uma jovem esperta, que vive num enorme casarão no século XIX, quase como um castelo, o qual já não vive mais seus tempos de glória desde a morte dos pais desta e de seu irmão menor, Giles. Os dois vivem sob a tutela de uma governanta, a Sra. Grouse - que recebe ordens estritas do tio ausente dos irmãos - entediados na enorme casa velha e escura, com cantos ameaçadores e esconderijos que apenas os dois conhecem.
Devido à tradição da época, o tio (quase invisível) de Florence a priva de ter acesso à leitura, mas isso não impede que a curiosidade da garota a leve a esgueirar-se pelos corredores da enorme mansão e descobrir em seu interior uma biblioteca intocada, vasta e rica com os maiores clássicos da literatura. Florence aprende a ler sozinha, em segredo, refugiando-se na biblioteca da qual o irmão Giles a ajudava a manter segredo.

Florence cresce na companhia dos melhores companheiros que poderia ter, já que não interagia com ninguém mais além do irmão, e se apaixona por Shakespeare e Edgar Alan Poe instantaneamente, inventando artimanhas variadas para continuar lendo secretamente. 
Contudo, a paz aparente na Blithe House é perturbada com a chegada de uma tutora para o irmãozinho de Florence, incapaz de se adaptar à nova escola distante de casa. A Srta. Whitaker era odiável, tão odiável que não houve um destino mais cabível a ela: a morte. Florence estava com ela na ocasião do acidente em que a preceptora morrera e isso lhe dá uma grande sensação de culpa. Mas tudo realmente toma corpo com a chegada de uma segunda preceptora, a Srta. Taylor.

Mas ela é uma mulher sinistra, de traços longilíneos e ameaçadores, com um sorriso bizarro que deixa a mente de Florence acostumada com os suspenses de Poe funcionando arduamente. E se inicia então uma aventura policial carregada de mistério e aventura em que uma garota de imaginação fértil tenta salvar o irmãozinho Giles das garras da ave de rapina Taylor, oscilando entre a realidade e a fantasia que os livros criaram ao redor de si, correndo contra o tempo para descobrir que terrível trama a Srta. Taylor está tecendo ao redor de Florence e Guiles.

A leitura é fácil, leve e intrigante, quando se começa a ler, é quase impossível parar - é uma narrativa ágil, instantânea como os pensamentos vão tomando forma na mente de Florence, acompanhamos os passos de todos, sempre nos perguntando que rumo a história vai tomar e o que, afinal, acontece no fim.
Eu li em apenas 5 horas, tamanha a curiosidade de saber que destino a arrepiante busca de Florence pela verdade por trás da Srta. Taylor, fantasma, assassina ou uma mulher muito, muito má. John Harding nos faz prender o fôlego a cada nova página, a cada novo capítulo. É uma leitura irresistível e imprevisível. Se inicia como um drama, se torna um suspense, passa pelo terror e no fim, tudo é uma grande aventura de arrepiar os pelinhos da nuca.

Queria sentar com vocês e ler em voz alta, mas por enquanto, recomendo muitíssimo a leitura e prometo continuar tentando voltar à velha forma de leitora voraz que sempre fui e, claro, trazendo minhas descobertas e impressões a vocês.
Até a próxima.

2 comentários:

  1. Que bom que você gostou desse livro, eu tenho muita vontade de lê-lo. Tá na lista há tempos e nada... Não conheço ninguém que tenha e mesmo assim quero comprar mesmo...
    Continue escrevendo!
    Abraços!

    Clique aqui e visite o Lar da Escriturária

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, de fato, recomendo muito a leitura! Continuarei :)

    ResponderExcluir

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...