10 de novembro de 2014

Já Li: "Noite na Taverna", de Álvares de Azevedo

Clique para baixar a obra - dominiopublico.gov.br
Olá! Como vai esse climão de fim de ano? Já já é Natal de novo! Preparem os CDs da Simone por que 2014 já está se despedindo...

Mas aqui no blog a gente jamais deixa de falar de coisas boas, sempre trazendo dicas legais para vocês *beijinho no ombro*.

E a dica de hoje é de leitura, coisa que muito me apraz. Mas não é qualquer leitura. É uma leitura assombrosa, terrível, para ler na calada da noite... Halloween já passou, mas aqui no blog sempre tem espaço para um bom livro de terror.
"Noite na Taverna" foi escrito em 1855, ou seja, é um clássico da literatura nacional. Seu autor, Álvares de Azevedo, foi um grande escritor do Romantismo no Brasil, que teve muito pouco tempo entre nós: viveu só até os 20 anos! Mesmo com pouca idade deixou seu nome na história, e hoje destaco esta obra que li há alguns dias.

O livro é uma coletânea de contos carregados de fantasia e mistério. O enredo traz cinco personagens que chegam a um bar, ou taverna no termo medieval, e estão numa daquelas noites de bebedeira. E sabe como são bêbados quando começam a contar as desilusões, né? Mas as histórias que estes senhores ébrios tem a contar deixam todos de cabelos arrepiados. Ao longo do livro, cada um deles conta sua história carregada de romance, morte e um pouco de sobrenatural.

Solfieri, Bertram, Gennaro,Claudius e Johann tem casos peculiares de amor. Solfieri conhece uma bela mulher, por quem se encanta, mas esta vem a falecer e ele a enterra num lugar muito confortável para o sono eterno: o quarto  dele. Bertram conta sua experiência carregada de mortes - da mulher que amou, principalmente. É uma história de piratas e navios, muito empolgante, se não fosse o final trágico.Gennaro narra sua desilusão com a filha de um pintor e, imaginem só, muita gente acaba morta também, até ele mesmo quase vai desta para melhor.Claudius foi apaixonado por uma linda duquesa, que embebeda para aproveitar-se dela, tendo este conto um final macabro. Johan, por fim, tem o conto mais perturbador, talvez. Envolve um duelo entre rivais, que termina - claro- em morte, mas também em um incesto acidental.

Muito louco, não? Só um pouco.
O que eu adorei nesse livro é a linguagem, o fato de cada personagem ter sua maneira peculiar de contar os fatos. Sempre regado a muita bebida, eles querem nos mostrar, como dizem em um dos contos, "é preferível morrer de amor do que viver sem ele". Extremo, mas lembremos que o Romantismo é a geração dos exagerados, dos apaixonados e que levam o amor à ultima consequência, que neste caso, é a morte.

Em 2011, foi lançada no Brasil uma história em quadrinhos baseada no livro de Álvares de Azevedo, publicado pela Editora Ática e tem 96 páginas. Uma outra forma de ter acesso a esse clássico.

Uma obra fascinante, "Noite na Taverna" é a dica do blog de hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...