28 de fevereiro de 2013

Já Li - "Os Elefantes Não Esquecem", de Agatha Christie

Como disse em outro post, eu estou conhecendo a renomada escritora Agatha Christie aos poucos e iniciei o processo com três obras da Rainha do Crime. Hoje falarei de "Os Elefantes Não Esquecem", que foi o último livro onde Hercule Poirot aparece que Agatha escreveu. 


A escritora Ariadne Oliver, famosa por seus livros policiais (lembra alguém...), encontra em um almoço uma senhora bastante impertinente, a Sra. Burton-Cox.A mulher lhe faz perguntas a respeito da afilhada da Sra. Oliver, Celia Ravenscroft (achei esse sobrenome um luxo!), jovem que em breve se casará com o filho da Sra. Burton-Cox. A pergunta desta remete a escritora a um acontecimento de anos atrás : os pais de Celia foram encontrados mortos próximo a um penhasco e há anos não se tem certeza do que realmente aconteceu - assassinato ou suicídio.
Elefantes, elefantes, elefantes por toda parte...
Isso atiça a mente imaginativa de Ariadne e ela decide ir em busca de informações a respeito e saber por que aquela mulher estranha lhe abordou sobre um assunto há tanto tempo esquecido. Para isso, não hesita em chamar Hercule Poirot, o grande detetive e os dois partem em busca de alguns "elefantes" que tenham memória viva o suficiente para rememorar o acontecido do passado. 

Bem, a minha opinião sobre a leitura é que não me surpreendeu muito. Na verdade, lá pela metade do livro já é possível saber o que vai acontecer. Além disso, Poirot vira praticamente um coadjuvante enquanto Ariadne Oliver toma o primeiro plano para ir atrás de seus elefantes. Sendo sincera e sucinta, fiquei enjoada de tanto ver a palavra "elefantes" e referência aos animais de boa memória durante todo o livro. Por mais que fosse o título, podiam ter sido cortados em alguns momentos.

Aí você pensa: "Loh, quem é você na fila da busão pra criticar o livro da Agatha Christie?" Eu? Ninguém relevante, ainda. Mas como alguém que escreve, eu acredito que seja muito importante criticar o que se lê. Só por que foi a Sra. Christie escreveu, não quer dizer que sou obrigada a gostar. O leitor é livre para avaliar a impressão que uma obra causou nele, então, como leitora e apreciadora de obras de grandes escritores, digo que "Os Elefantes Não Esquecem" foi como "O Céu Está Caindo", de Sidney Sheldon: um momento de tédio em meio a outros em que me deleitei e aplaudi de pé o desenrolar da trama. 

Talvez eu me agrade de outros livros da Sra. Christie, e torço para que seja esse caso. Talvez eu não goste tanto assim. mas já gostei bastante de "Treze à Mesa" e agora "Assassinato no Beco", que o tempo ainda não me permitiu concluir. Mas já anotei outras obras da autora que vou adquirir e dividir as impressões com vocês aqui, também. Aguardem!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...