14 de dezembro de 2011

Psiu! (Te amo...)



Acho que nunca vivemos uma época tão covarde.

As pessoas se sentem mais confortáveis mandando mensagens de texto do que fazendo uma ligação, interagir pelo Facebook a ir visitar um amigo em sua casa, mandar um e-mail pronto com CTRL+C e CTRL+V do que escrever uma cartinha carinhosa com adesivos e papel de carta para quem ama. 



Claro que não podia ser diferente: isso está afetando as relações entre as pessoas. E eu vi isso hoje mesmo, em uma das redes sociais que visito frequentemente. Nunca se teve tanto medo antes. E medo de amar. E medo de dizer que ama.

Bem, acontece que as pessoas amam e gostam de ficar se lamuriando pelos cantos que a pessoa não as ama de volta. E gostam de fazer das suas desilusões um festival de reclamações e frases pessimistas tudo por que lhes falta coragem de dizer "Ei, a questão é a seguinte: eu te amo. E aí?" 

Tudo bem, isso é dificil desde os tempos da minha avó, mas pelo menos naquela época haviam  mais tentativas de aproximação. Hoje, nem isso. Fica um nhenhenhem por aí de amor não-correspondido que está literalmente enchendo o saco.

Aí você diz: "Puxa, Loh, mas é tao dificil chegar em alguem e dizer que está gostando dela..." É, mas você acha bem fácil chegar em outra bêbado (a), já beijando e deixando de lado. Ou acha fácil ficar por aí pensando um milhão de coisas "Ah, ele (a) nao me ama!" "Ah, eu não sou bom o suficiente para ele (a)" "Ah, ele (a) nunca vai me querer..." Olha, o mundo tá acabando e você aí perdendo tempo? PUTZ, gente, vamos criar coragem! Como?


Algumas dicas legais

Olha, já aconteceu comigo. E confesso que tive muito medo. E que sempre achava que nunca seria correspondida. Mas isso foi com uns caras aí que eu sabia que era coisinha passageira, frivolidades, atração física, mas nada mais profundo. Quando eu senti de verdade, e que sofri por isso, vi que era hora de falar, custasse o que custasse. E foi num dia, uma vez, que chamei a pessoa, olhei bem nos olhos dela e disse: "Acho que estou gostando de você mais do que deveria". A reação da pessoa? Bem, ficou pasma, olhou pros lados, mordeu o lábio, pensativa... Voltou a olhar para mim e disse: "Desculpa, mas eu não sinto o mesmo". O que eu fiz? 

Na hora, eu quis sair correndo, morrendo de vergonha, fui para casa com o coração apertado. Mas ali, sentadinha no ônibus, longe dos olhos vazios de quem eu amava, eu vi que tinha sido bom elucidar aquele problema de vez. Eu estava livre. Meu coração, partido, claro, mas me senti melhor assim do que se eu nunca houvesse sabido a verdade. E isso me tornou mais forte. E até mais corajosa.

Se você ama alguém, e sabe que ama mesmo, faz planos na sua mente e sente seu coração nas mãos dele, pisando com cuidado para que ele não o esmague entre os dedos, fale. Se você estiver com muito medo, eu sugiro a velha tática do bilhetinho. Mas não se declare no bilhetinho. Diga apenas: "Queria falar com você (tal momento)" A pessoa se sentirá mais disposta a comparecer e se for sua amiga, você ficará mais à vontade. Se sentir um pouco mais de coragem, diga que quer conversar com a pessoa. Acho que pode aplicar o mesmo a scraps, inbox e DMs. É importante também ser discreto, não saia logo gritando aos quatro ventos... Isso assusta. Sério.

Mas sugiro que sempre que puder, diga que gosta de alguém  frente a frente. Isso lhe dá um controle maior da situação e a pessoa não poderá lhe dar qualquer resposta. Ela vai estar olhando para você e sabendo pela sua linguagem corporal e o olhar no seu rosto que é sério. E isso também permite que você analise melhor a reação dela e medir as próximas palavras: se deve ser mais delicado ou ser mais claro.

Eu sei que tudo isso é uma bela teoria, mas eu digo que funciona porque foi como levei minha vida até hoje. Quando tenho certeza de alguém, eu vou e procuro fazê-la ter certeza de mim. Se ela não corresponder, eu fiz a minha parte e não a odiarei mais por isso. Ninguém obriga ninguém a gostar.

Eu já levei um não, mas também já tive um sim. E, amigos, não há melhor sensação no mundo que um amor correspondido. Sabe, sentar com uma pessoa pra conversar e ver que ela fazia os mesmos planos que você, pensava as mesmas coisas, nos mesmos momentos... E ter a impressão de que se você não tivesse falado, talvez jamais soubesse... A vida é feita desses riscos.

Sofrer, todo mundo vai sofrer um dia, mas não há esse nesse mundo que vá ficar sem par. E no amor, é assim: você precisa se machucar dez vezes para ser curado em uma. E acredite, um coração com cicatrizes é muito mais forte que um intacto, vulnerável. 

E tem muito marmanjo por aí que é super afim de uma garota e não consegue dizer... E muitas garotas que ficam sem-graça só de ouvir o nome do carinha. E eu conheço muitos. E este post foi inspirado em vocês, amigos, que ainda sofrem por amor e sofrem em silêncio... Vamos colocar esse coração pra falar?

Até a próxima! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...