10 de julho de 2011

3 Palavrinhas

Uma das maiores dificuldades no início de um relacionamento é o momento de dizer as três temidas palavrinhas: “eu te amo”. As pessoas vivem se perguntando qual o momento certo de dizer, ou mesmo se devem dizer, pois a partir do momento em que se diz isso, há uma grande implicação. Tipo eternidade, responsabilidade eterna, essas coisas. Detalhes. 

Acredito que hoje em dia, principalmente, as pessoas têm mais dificuldade em dizer isso a alguém devido a imediatização de tudo neste mundo. Os relacionamentos tendem a ser superficiais, passageiros, isso quando existem. Há um grande temor em entregar-se a outrem, no sentido de ter um compromisso, algo concreto, pagando pelas conseqüências. As pessoas morrem de medo de sofrer. E o sofrimento está afastando o amor das pessoas. Chamo isso de “medo-de-dizer-eu-te-amo-ismo”.
Assim, é muito comum ver nos facebooks e twitters da vida frases exageradamente desiludidas do tipo “Ah, o amor não existe, eu vou é beber e pegar todas UHU!!!” Ahm... permitam-me: ¬¬”. A justificativa para isso sempre é uma grande decepção amorosa, que partiu aquele coração e o deixou temeroso de se entregar novamente e blábláblá. Perfeitamente compreensível. A doença surge quando se torna um prazer dizer coisas desse tipo. Bancar o durão, mesmo, ficar negando tudo que possa soar remotamente romântico e achar que tudo isso é bobagem das mais bobas. Isso está na moda.
Aí vemos os casos de “alegria alheia incomoda” e o comprometido da turma é tachado de estúpido, otário, mesmo. Porque resolveu tentar.
Mas digo a vocês, comprometidos ou não, desiludidos ou não, que um “eu te amo” é, sim, muito poderoso na vida de alguém. Ele implica que você está disposto a tudo por outra pessoa. Tudo, mesmo: de encarar a sogra chata até mesmo pular na frente de uma bala para salvar aquele alguém. Sem ultraromantismo. É disso que se trata o amor.
Falo de amor de verdade, não amor enlatado, aquele que só cria borboletas no estômago e elas acabam voando e indo embora. Ele surge quando você e aquela pessoa passaram por tantas situações e viram tanto um do outro que só podem crer que não há mais ninguém além daquele que complete você. E isso não tem nada a ver com o tempo. Conheço casos de pessoas que disseram as três palavrinhas ainda no começo do relacionamento e estão juntas até hoje. E casos de outras que nunca disseram e também continuam juntas.
O que quero dizer é que dizendo ou não “eu te amo”, você precisa mostrar todos os dias que se importa, que está disposto a ceder, que, de fato, escolheu aquela pessoa para compartilhar não só seus subnicks no MSN, mas a sua vida. Tudo dela. Amor significa totalidade.
Então, queridos, entendam de uma vez: amar não significa uma maldição terrível que vai arruinar a sua vida e te privar de tudo de bom que há por aí. Aquela pessoa que você ama é tudo de bom que há por aí. Logo, dizer a ela que a ama ou apenas se dispor a querer viver isso, significa que vocês tem algo recíproco e verdadeiro.
Aliás, é importante também se sentir á vontade para dizer isso. Isso é pura falta de treino. Se dissesse todos os dias para o seu pai e a sua mãe que os ama quando acorda e lhes desse um abraço apertado, se dissesse para o seu irmão (chato) todos os dias que o ama sem medo de represálias, se dissesse aos seus amigos de verdade que os ama todos os dias, seria muito mais fácil perceber e dizer que ama aquela pessoa. Seria natural.
Experimente dizer isso a alguém que você goste de verdade, qualquer um dos grupos que citei acima. Veja os olhos daquela pessoa se iluminarem e o sorriso delas. É um belo incentivo.
Agora você pode dizer: “Ah, mas e se eu não receber nada de volta?” Bem, não é daí que você tem que esperar retorno. Eu sei de um cara que já deu uma prova de amor eterno e puro ao mundo inteiro e recebeu tão pouco em troca... E é o mesmo cara que disse “amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado” e “ama a teu próximo como a ti mesmo”. Ele sabe das coisas.
Se dali a um tempo você acabar ouvindo um “eu não te amo mais”, lamente. Você amou. Fez a sua parte. E não estou sendo hipócrita. Eu já vivi isso e sei que é enlouquecedor. E é por isso que escrevi este post. Por acreditar que é possível amar de novo. Muitas vezes. Sem confundir isso com paixão. É uma questão da bondade e generosidade do seu coração.
Agora chega, senão vou levar a noite inteira escrevendo sobre isso. Sim, estou feliz. Porque hoje pude dizer isso a alguém. Outro alguém. E pensei que não seria capaz.
O amanhã não nos pertence. Imagine quão doloroso seria se amanhã você não acordasse neste mundo e não tivesse dito o que precisava, feito o que precisava? Cada dia é como se fosse o último.
Deus, família, amigos queridos, amor da minha vida,
Eu amo vocês.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...