16 de julho de 2012

Já Li - "Anita Blake Series - Beauty"



*Contém spoilers!
Laurell K. Hamilton lançou seu primeiro livro em formato eletrônico há alguns meses e claro que fiquei curiosa para saber do que se tratava. Primeiro porque o próprio formato é novidade, uma vez que a série está em andamento desde o início dos anos 90, então obviamente Anita Blake está se modernizando. Segundo porque qualquer história que saia da sequência normal da série muito me interessa.


O relacionamento de Anita Blake com cada um dos seis (ou mais, não tenho certeza) amantes que tem ao longo dos 21 livros tem muitas nuances e é interessantíssimo acompanhar. Quando li a sinopse e soube que essa história focaria particularmente no relacionamento entre Anita, Jean-Claude e (sim, mais um) Asher, o grande amigo e quase cópia do vampiro-mestre em versão loira, eu pensei: “eu tenho que ler isso!”.

A ESTRADA ATÉ AQUI
Em breve resumo a quem não acompanha a série ou não chegou até aqui, Asher surge no sétimo livro, “Burnt Offerings”, como um fantasma do passado de Jean-Claude. Os dois vampiros costumavam formar um trio com a doce humana Julianna na Idade Média, mas na época da caça às bruxas e afins, Asher acabou pego pela Igreja e torturado. Julianna fora condenada à fogueira por ter relações com vampiros. Jean-Claude conseguiu fugir, mas sentiu que seus companheiros estavam em perigo e voltou. Jean-Claude conseguiu salvar Asher, mas quando chegaram à amada, era tarde demais. Julianna morrera queimada para “purificar seus pecados”. Asher culpou o amigo pela morte trágica de sua serva e o ódio tomou seu coração. Seus caminhos se separaram, Jean- Claude, amargo pelo remorso, e Asher trazendo consigo apenas as horríveis cicatrizes que a tortura com água benta infligira a seu corpo.

Mas então os séculos se passaram e Asher acaba chegando em St. Louis em Burnt Offerings 
para um acerto de contas, por assim dizer. Desde esse acontecimento, Anita está no meio de uma rixa entre os dois amigos, que já foram amantes, e aos poucos ela se vê no lugar de Julianna – passa a amar os dois e formar um segundo triunvirato com os vampiros (o primeiro, para quem não lembra, forma-se com Richard, o lobisomem). Sempre há poder envolvido, mas acima disso está o amor – e o desejo - que sentem pelo outro.
Assim, “Beauty” toma lugar após sete anos que Anita Blake assume seu relacionamento com o Vampiro-Mestre de St. Louis, Jean-Claude, e agora a terceira ponta do triângulo, Asher.

“BEAUTY”
Quando li a sinopse, pensei que traria algo novo, alguma nova situação em que podíamos encontrar nossos personagens preferidos, mas... Confesso que não era o que eu esperava. São quase 50 páginas apenas de sexo explícito, incomum e a três. Está certo que a série conta lá com seus momentos de erotismo e fica claro que é escrita para adultos, mas assim foi um pouco demais. Na verdade, “Beauty” me pareceu uma grande fan fic de alguém com grande fetiche por ménage a trois. Foi como um recorte de uma das cenas que já vimos em alguns dos livros estendido por mais algumas horas e que chega a ser entediante.

Talvez a intenção de Hamilton tenha sido mostrar a intensidade da relação entre os três e como vampiros concebem emoções e sentimentos como o amor, o desejo e a luxúria num momento mais íntimo. Mas eu ainda prefiro voltar à série normal e acompanhar a resolução de crimes, aparição de criaturas bizarras e um pouco de cada personagem em momentos divertidos e emocionantes do que focar em apenas um aspecto deles, no caso o sexual.
Num apanhado geral, me decepcionou, ela podia ter escrito algo mais inédito e criar um outro ambiente para explorar o relacionamento do trio. Ainda bem que é um out-take, ou seja, uma história à parte, não afetando diretamente o desenrolar da trama. E não é tão danoso, uma vez que está disponível apenas em formato eletrônico (e-book) e pela bagatela de U$$ 3.00. Logo, não foi prejuízo demais ter lido.

Pela primeira vez estou comentando aqui um livro que li e não gostei. Acredito que todos temos essa liberdade de expressar nossa opinião, principalmente quando nos desagrada. Se alguém já leu e pensou o contrário, convido a comentar e aí podemos ver o que achou. Por enquanto, continuo adorando LK Hamilton, continuo amando Anita e, particularmente, vou fazer de conta que nunca li esse livro e voltar ao 9º, “Obsidian Butterfly”, que estou lendo agora.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Cara, acho que essa fanfic aí foi feita por um amigo meu... A cara dele isso de menage....

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Tem gente que gosta, né; Se fosse só uma fan fic, eu nem dizia nada, mas o pior é q é um livro inteiro. Sei não, viu? #pervert detected kkkkk

    ResponderExcluir

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...