Primeiramente, aconteceu esta semana, de domingo a sexta, e apesar de não ter inscrito nenhum trabalho, pude prestigiar os inscritos e todas as personalidades - chiquérrimas - que estiveram no evento. Eu gosto tanto dessas coisas que queria me dividir em 100 para poder ver tudo, mas sou só uma, não tem como. Então escolhi algumas partes para visitar.
A casa toda construída com material reciclável exposta na Reunião Anual |
- Pude assistir a conferência com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação deste país, proferida pelo Ministro Marco Antonio Raupp, apresentando as principais metas do governo para investir em Ciência e Tecnologia e o que já está feito, divulgando as novas oportunidades de estudar no exterior para os universitários das federais e também outros incentivos à pesquisa científica no país. Agora é esperar para ver.
O reitor da UFMA Natalino Salgado e o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa |
OBS: As principais mudanças são com respeito à redação, galera, e o próprio presidente do Inep disse na ocasião que amanhã estará disponível para download o manual de redação do ENEM com todas as mudanças e dicas de como ter um bom desempenho. Espero que ajude em alguma coisa, porque OW PROVINHA QUE CANSA A GENTE, sério. Será que agora vai?
- Outra palestra que tive a oportunidade de assistir foi sobre Música e Ciência, proferida pelo Prof. Ildeu de Castro Moreira, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, em que ele trouxe exemplos de como a ciência está presente na arte popular, à sua própria maneira, refletindo principalmente na música de Gilberto Gil, Marisa Monte, Tom Jobim, e outros. Achei interessantíssimas as considerações dele e o próprio Ildeu conduziu a palestra de um jeito bem descontraído. Nada mal para um professor de Física :)
- Além de tudo isso, ainda assisti exposição de trabalhos, pôsteres, visitei mostras, enfim, enriqueci bastante minha mente com a programação do evento.
Não tenho muito a reclamar, a organização, em minha humilde opinião, estava muito boa, o único culpado por me chatear foi ele, O SOL ESCALDANTE DE SÃO LUIS, mas de resto, nota dez!
O recado que eu deixo é que fico feliz de participar de um evento que reuniu profissionais, estudantes e comunidade para debater ciência, isso já é um avanço, já é um início, uma faísca para despertar espíritos curiosos como o meu. O tema incluiu "enfrentar a pobreza" e eu acredito que o povo brasileiro tem potencial para crescer, mas o que lhe falta é mesmo o incentivo (e, sem esquecer, dar um basta em toda essa corrupção).
Até a próxima!
Muito interessante o evento, também gosto muito de discussões sobre Ciências. Concordo que o povo do nosso país tem potencial para crescer e só falta mesmo incentivo, principalmente, o incentivo à educação e ao desenvolvimento intelectual. Bjs e obrigada pela visita no meu blog!
ResponderExcluir