29 de julho de 2012

64ª Reunião da SBPC - Simplesmente Bacana Pra Chuchu

Quero dividir aqui hoje minha experiência indo à 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Primeiro porque aconteceu na minha universidade (UFMA) e segundo porque é o maior evento científico da América Latina, então, como universitária e interessada em ciência, eu tenho um papel a cumprir falando para vocês dos eventos que frequento.

Primeiramente, aconteceu esta semana, de domingo a sexta, e apesar de não ter inscrito nenhum trabalho, pude prestigiar os inscritos e todas as personalidades - chiquérrimas - que estiveram no evento. Eu gosto tanto dessas coisas que queria me dividir em 100 para poder ver tudo, mas sou só uma, não tem como. Então escolhi algumas partes para visitar.
A casa toda construída com material reciclável exposta na Reunião Anual
- Fui visitar a ExpoTec, que foi a exposição de tudo que há de novidade em pesquisa científica, desde stands de universidades regionais e de outros estados até das forças armadas, passando pelas inovações em desenvolvimento sustentável, oficinas de fabricação de brinquedos e acessórios, enfim, era mesmo muita coisa, e muita tecnologia, o que me deixou encantada com o potencial criativo deste Brasilzão de meu Deus.

- Pude assistir a conferência com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação deste país, proferida pelo Ministro Marco Antonio Raupp, apresentando as principais metas do governo para investir em Ciência e Tecnologia e o que já está feito, divulgando as novas oportunidades de estudar no exterior para os universitários das federais e também outros incentivos à pesquisa científica no país. Agora é esperar para ver.
O reitor da UFMA Natalino Salgado e o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa
- Também tive a oportunidade de assistir a uma mesa redonda com o Presidente do Inep (responsável pela elaboração do ENEM) Luiz Cláudio Costa, e mais dois professores, entre eles a professora da UNIMES Maria Inês Fini, que fez uma comparação entre o ENEM antigo e o atual, mostrando as principais dificuldades dos alunos em prestar o Exame Nacional e suas implicações para a vida acadêmica. Inclusive, na oportunidade, o Sr. Luiz Cláudio fez um apanhado geral das principais mudanças que haverão já no ENEM deste ano (que pretendo prestar para Psicologia ou Letras - de novo) e procurou mostrar o lado que considera positivo no novo vestibular. Acredito que foi um debate saudável e interessante a respeito da prova de 180 questões que gera polêmica desde sua inclusão. Um tema importante para quem ainda vai prestar e quem já prestou o exame.

OBS: As principais mudanças são com respeito à redação, galera, e o próprio presidente do Inep disse na ocasião que amanhã estará disponível para download o manual de redação do ENEM com todas as mudanças e dicas de como ter um bom desempenho. Espero que ajude em alguma coisa, porque OW PROVINHA QUE CANSA A GENTE, sério. Será que agora vai?
- Outra palestra que tive a oportunidade de assistir foi sobre Música e Ciência, proferida pelo Prof. Ildeu de Castro Moreira, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, em que ele trouxe exemplos de como a ciência está presente na arte popular, à sua própria maneira, refletindo principalmente na música de Gilberto Gil, Marisa Monte, Tom Jobim, e outros. Achei interessantíssimas as considerações dele e o próprio Ildeu conduziu a palestra de um jeito bem descontraído. Nada mal para um professor de Física :)

- Além de tudo isso, ainda assisti exposição de trabalhos, pôsteres, visitei mostras, enfim, enriqueci bastante minha mente com a programação do evento.
Não tenho muito a reclamar, a organização, em minha humilde opinião, estava muito boa, o único culpado por me chatear foi ele, O SOL ESCALDANTE DE SÃO LUIS, mas de resto, nota dez!

O recado que eu deixo é que fico feliz de participar de um evento que reuniu profissionais, estudantes e comunidade para debater ciência, isso já é um avanço, já é um início, uma faísca para despertar espíritos curiosos como o meu. O tema incluiu "enfrentar a pobreza" e eu acredito que o povo brasileiro tem potencial para crescer, mas o que lhe falta é mesmo o incentivo (e, sem esquecer, dar um basta em toda essa corrupção).

Até a próxima!


Um comentário:

  1. Muito interessante o evento, também gosto muito de discussões sobre Ciências. Concordo que o povo do nosso país tem potencial para crescer e só falta mesmo incentivo, principalmente, o incentivo à educação e ao desenvolvimento intelectual. Bjs e obrigada pela visita no meu blog!

    ResponderExcluir

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...