Ontem, sábado, 20, o SBT trouxe ao ar a série da Warner, The Big Bang Theory ( “Big Bang: A Teoria”). A proposta é popularizar a série que trata do mundo nerd sob a ótica de Raj, Leonard, Howard, Sheldon e Penny, os quatro cientistas ultra-inteligentes e a bela loira nem tão esperta assim.
Os fãs mais ferrenhos e até os que apenas acompanham a série no canal da TV por assinatura já viram no que pode dar essa nova atração do SBT: descontinuidade e, ainda mais importante, o probleminha que acontece em 99% dos casos de “abrasileiramento” (putz haha) das séries que chegam à TV aberta: tradução e dublagem.
Não, eu não estudei Letras nem tradução (ainda), muito menos trabalho com cinema, mas ninguém precisa ser especialista pra ver o que acontece. Chega a ser vergonhoso. Lembram do caso de Crepúsculo, em que a Globo soltou um “Eduardo” no personagem Edward? Ou mesmo nos títulos de outras séries, tais como: “Tal Mãe, Tal Filha” (Gilmore Girls), “Lances da Vida” (One Tree Hill), “Desaparecidos” (Without a Trace) só pra citar os mais estranhos.
Um dos meus sonhos é estudar justamente Tradução e Interpretação e me interesso muito pelo assunto. Sou daquelas que prefere ler um livro original em inglês e que critica traduções sugerindo melhores expressões. Chata mesmo. Imagina quem é formado ou tem alguma especialização nessas áreas? Caem bombas em cima.
E aí temos esse tipo de coisa ocorrendo quando uma nova série é trazida para cá. Big Bang: A Teoria estreou com vozes pouco características, como sempre. O texto acaba ficando cansativo. A pergunta maior é até quando isso acontecerá? Porque os profissionais de dublagem e tradução não se esforçaram mais um pouquinho?
Os profissionais de dublagem, de fato, não têm tanto incentivo, mas será que queriam mesmo estar lá? Quando você ama o que faz, faz bem-feito. Já existem tão poucos, os que estão aí ainda são assim...
Portanto, vamos acompanhar a nova série do SBT e esperar que não saia do ar do nada, ou comece a repetir sem nunca encerrar uma temporada, ou que a qualidade da dublagem melhore ou que hajam melhores profissionais que os que possuímos ( não são todos que fazem uma mau trabalho), apaixonados pelo que fazem.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Diz aí :)