6 de julho de 2010

Coisas de Cinema

Gente, vocês já notaram que atualmente os filmes todos são baseados em alguma coisa? Não, porque antes, existiam os roteiros para cinema, ou seja, os roteiros escritos a partir da genialidade de roteirista/diretor para fazer um filme. Agora, é sempre um filme baseado em fatos reais, ou remakes, ou HQs, ou...livros.
  Tá uma febre de livro adaptado para cinema que já está ficando chato. Não tô falando só de blockbusters ou best sellers mundiais, não, como "Tuáilaite" ou "Héri Póter". Filmes menores sempre tem nos creditos iniciais um "based on fulano's book/novel", ou seja, baseado no livro de fulano. Já prestou atençao?

  São coisas que nos fazem pensar.

  Por mais que estejamos avançando tecnologicamente, sempre há em meio a isso um toque retrô que deu certo. No caso do filme adaptado,são filmes muito cheios de efeitos especiais, mas que tem como matéria-prima o bom e velho livro escrito ali, na raça, no papel, com ideias tiradas a sangue e suor de algum grande escritor. Sherlock Holmes estreou ai outro dia, e foi escrito há uns trocentos 
anos atras pelo Sir Conan Doyle.
  O que estou tentando dizer, queridões, é que faltam histórias inéditas. Porque aí todo mundo fica insatisfeito. Sempre que se conhece o livro que virou filme há uma lacuna que nao pode ser preenchida: a imaginação de cada um. E um filme jamais vai contar a história do livro/HQ, etc, como está na obra original. Isso prejudica a obra. Aliás, quando todos os filmes são baseados em livros, isso desestimula a leitura. 

Por mais que o filme tenha feito você conhecer a história, não adianta. Você acaba relacionando o livro ao filme. Um filme é mais fácil de entender do que um livro. A praticidade do mundo moderno está substituindo nossa capacidade de pensar, imaginar, filosofar! (fui longe...) Cadê a criatividade de Hollywood? Pra que remake de "Furia de Titas"? Pra que remakes de "Curtindo a Vida Adoidado" e "Caça-fantasmas"? Sim, porque vai ter nos próximos anos que eu já ouvi falar.
 Então ao invés de fazerem filmes baseados em livros, porque não fazemos fóruns de leitura, como os fãs de series imensas fazem, icentivamos a apreciação do livro como obra em si, não tendo que transformá-lo num filme.A mágica da leitura está na imaginação. E um filme generaliza uma ideia que era para ser particular, única de cada um, porque cada um que lê tem uma interpretação.

Também não estou dizendo que as adaptações são uma má-ideia total.   Mas na maioria das vezes, não dá certo.

Exemplificando:
# Série Harry Potter - O terceiro filme estragou a historia do livro ( O Prisioneiro de Azkaban). Deixou muito a desejar no roteiro. Algo inadmissivel, sendo que é um dos livros mais interessantes da serie. Porque quem nao leu o livro nao entenderia direito? Porque os detalhes só podem ser vistos no livro. O cinema não dispõe de tempo para retratar detalhes demais. Um livro, sim. E com uma magnitude espantosa.
A mesma coisa aconteceu com o sexto filme. Pareceu uma versão deturpada de O Enigma do Principe digna de sessao da tarde. Por isso muita gente não gosta do Harry. Porque só vendo os filmes, nao é possivel captar a beleza da historia.
 # Série Crepusculo - O que aconteceu com  a Bella da serie? De repente ela é vegetariana e nao desmaia ao ver sangue e dorme de calcinha no frio congelante de Forks. É isso que se ve no primeiro filme da serie. Detalhes como esse descaracterizam metade da personagem. Pelo menos para mim, a Kristen Stewart fez uma versão da Bella, cinematograficamente mais atraente, mas pouco parecida com a original. Isso para me deter apenas à Bella.
# Homem - Aranha - A maioria dos fãs de Spiderman não concordam com os filmes feitos. Um exemplo é a personagem Gwen Satcy, que nas HQs é muito importante para o Homem-Aranha, cuja morte significou um marco na história, mas aparece no filme apenas como uma menininha futil que beijou o cara pra causar ciumes na Mary Jane. O.o
  # O Código Da Vinci - (Sem comentários. Troféu Framboesa)
# Marley & Eu - a relção dono-cachorro não ficou tão evidente como na obra adaptada. Ficou mais com cara de comedia fofinha, mas no livro a historia é muito mais profunda e a gente chora muito mais!!!
# O Ultimo Dobrador de Ar - O filme dos moradores de Pandora roubou o nome da serie VERDADEIRA "Avatar - A Lenda de Aang" e agora o filme vai se chamar "O ultimo dobrador de ar" e quem souber de onde veio, sabe, quem nao sabe... E mais: não teve cota de negros nesse novo filme. Os parceiros de Aang na historia original do desenho animado tem pele escura e no filme aparecem branquinhos que nem leite. Que eh isso? (Hehehe)
 # Diarios do Vampiro - Que é uma serie de tv, mas também entra porque é baseada num livro. Bem, na adaptação os personagens parecem muito mais futeis e bobos que nos livros, é só o que vou dizer.
 # Eragon - Uma série magnifica teve sua fama arruinada por um unico filme. Alguem já ouviu falar se vao tentar fazer o segundo, Eldest?

  Pois é, tem muitos outros exemplos (se lembrar de mais algum, deixe um comentario) que provam que essa onda de adaptações deixa muito a desejar para aqueles que apreciam um bom livro. Se vão adaptar, tentem ser fieis à essencia do livro, porque ficar transformando a historia em versões deturpadas ou insuficientes degrada a imagem do livro, querendo ou não. E gasta dinheiro à toa.
  Não quero nem pensar no que pode acontecer se decidirem adaptar a serie da minha diva sobrenatural Anita Blake, já que são quase 20 livros. E o pior é que já cogitaram a produção do primeiro. Jesus toma conta!!!

  Não esqueçam que dia 28 estréia mais uma adaptação, "O Último Dobrador de Ar", e eu já estou esperando a avalanche de comentários.


 Até a próxima!

4 comentários:

  1. Vc esqueceu decomentar o maior fiasco de tds o tempo, q considero o pior roteiro adaptador. o tal de Dragon Ball Evolution, que eu simpliesmente esperei por 9 anos (desde q ouvi falae a primeira vez que se tornaria filme), fui assistir e o q vi foi nomes de personagens de um anime famoso em um filme, pois n tem nda a ver akilo.

    ResponderExcluir
  2. eu lembrei desse, claro, vc tem razao. eu ia incluir, mas na hora nao deu, hehehe. FIASCOS!

    ResponderExcluir
  3. ótimo post...
    e o que você achou de Alice???
    para mim o que fizeram com Eragon(minha paixão!)foi Horrível!!!!detastei...sem falar de HP.cREPÚSCILO ENTÃO...NÃO VOU PERDOAR O QUE FIZERAM COM O jasper!!!é por isso que as pessoas que não leram os livros não me entendem quando eu digo que o Jazz É D+...

    ResponderExcluir
  4. Pois eh! a gente entende o jazz... ;P

    ResponderExcluir

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...