3 de julho de 2010

Biblio... o quê???

 Biblioteconomia. Passei. UFMA. A maioria das pessoas só registram as últimas duas palavras porque ninguém parece entender direito o que é Biblioteconomia e apenas me acham um tanto estranha por ter escolhido esse curso.
 Eu não escolhi realmente.
 Aliás, quem escolheu alguma coisa nesse ENEM que atire o primeiro bloco de provas.
 A questão é que eu sempre quis fazer Letras
 Desde a primeira vez que peguei um livro pra ler sem figuras
despertou minha atenção para a beleza da Lingua Portuguesa. Assim foi até quando aperfeiçooei meu inglês sozinha por causa de Harry Potter e comecei a traduzir livros da série Anita Blake. Aí veio a primeira pancada. Licenciatura. Em São Luís não tem bacharelado em português, o que me interessa, porque, afinal, eu pretendo ser escritora/tradutora um dia.
 Então pensei: "Vou estudar outra coisa até eu ter dinheiro pra estudar o que quero...".
Foi quando eu comecei, aos 15 anos, a frequentar uma psicóloga e com ela eu percebi como pode ser interessante estudar o comportamento humano. Nós discutiamos meus problemas no sentido de que eu sabia exatamente o que eu sentia e apenas lhe mostrava minhas conclusões. Eu acertava na maioria das vezes e poupei até o trabalho da doutora, kkk.Conversávamos muito e  ela mesma me disse que eu daria uma boa psicóloga pela maneira que eu pensava. Sabe qual é o principio da ciencia da pisquê, né? Acreditar na individualidade de cada ser. Essa sou eu. 90% das vezes.


 A partir disso, comecei a ler mais sobre o assunto, prestar mais atenção a mim e aos outros, desenvolver um certo magnetismo que tenho sobre as pessoas no sentido de que elas se sentem sempre muito a vontade para desbafar comigo, nao importa se eu conheça há um ano ou algumas horas. Dizem que inspiro confiança. Olha só.
 Então até o vestibular, Psicologia era a primeira opção.A segunda, Letras, apesar da Licenciatura.Foi então que o ENEM me deixou muito perto das cadeiras da UFMA, mas não foi o suficiente. Tudo bem.
 Comecei a dar uns tiros no escuro, de acordo com o que a tal da média dava pra fazer: Bolsa integral para Turismo numa facu particular foi a única aprovação e fiquei ligeiramente esperançosa. Ainda estava perto dos idiomas afinal.
 Apesar das brincadeiras sem graça de um amigo que diz que "turismo não é faculdade séria", meti a cara e fui fazer a matrícula. Mas eu já devia saber o quanto Murphy me ama.
Turismo não formou turma, tals, aí lá foi a fofa aqui ter que optar por outro curso da faculdade. Eu jamais me submeteria ao açoite das ciencias contabeis (brrrrrrrrrrrr, que medo!) nem à seriedade da admnistração.
   
O que sobrou??? PEDAGOGIA!!!!


"Cabô tudo!", pensei. Eu nunca, jamais, never ever ever everest (acabei de inventar ¬¬) pensei em ser pedagoga. Jamais. Não era justamente a docência que me afastara de Letras??? Que diabos eu ia fazer sendo tia de educação infantil??? Eu nem quero ter filhos!!!! Fiquei muito triste. Mas depois pra não dizer que nao tentei, lá fui eu.
Até que o primeiro periodo foi tranquilo e até Psicologia vi um pouco. Tirei muitos dez em todas as disciplinas e ampliei mais meu conhecimento sobre alguns aspectos, além de conhecer pessoas incriveis. Mas eu decidi parar ai. Vi na prática o sufoco do professor brasileiro e virei fã de quem tem vocação para isso e lamentei por aqueles que nao tiveram opção. Eu decidi seguir meu caminho sem ter que me frustrar trabalhando só pelo dinheiro do concurso público. E foi nessa faculdade que conheci uma das melhores professoras que já tive, de Metodologia do Trabalho Cientifico, formada em Biblioteconomia pela UFMA.
Eu nunca cogitara biblio na minha vida, embora eu ja tivesse ouvido falar e achara interessante. Mas essa professora me fez ver que eu podia me dar bem nisso.
Chegou a nova chamada do ENEM e, mais uma vez cheguei MUITO perto de Letras. Mas a segunda opção agora era Biblioteconomia, que minha querida professora me iluminou o caminho pra fazer.

Porque Biblioteconomia não eh só pra ser bibliotecario. Vou lidar com todo tipo de informação, que é algo que faço constantemente e prezo muito, e como sou muito pratica e organizada, arquivar é comigo mesmo!Tudo meu sempre foi catalogado em ordem alfabética, por pastas, por cor! Sem falar que meus resumos sempre foram motivo de orgulho, modestia a parte! E EU AMO LIVROS!!!!

A grade curricular envolve desde Linguistica até Antropologia. Olha, curso completinho, hein? Além do mais sempre precisam de um profissional dessa area porque tudo tem um banco de dados. E o salário, ó: o mesmo de um engenheiro, por exemplo.
E então eu concluí uma coisa, que na verdade nao é minha maior epifania, mas uma constatação. Às vezes você escolhe um caminho e acredita que aquele é o certo. Mas você vive e  vai vendo que não é bem assim e as coisas tomam um rumo totalmente inesperado. Você jura que nao vai dar certo, que nao estava nos seus planos. Mas você tem um plano, Deus tem outro. E por mais que a gente se desespere vai aprendendo que aquilo era o melhor que podia ter acontecido.

E por mais que eu seja uma control freak workaholic isso veio pra me dizer "Relaxa, doida, poxa, nao da um tempo!!!!" E é isso que eu pretendo fazer. Porque se eu tiver mesmo que ser uma grande Linguista, tradutora ou escritora ou os tres, meus caminhos tortos vão me levar até lá pra que eu possa realizar meu sonho com a certeza de que era  a coisa certa a fazer.

Por enquanto estou de ferias e pretendo curtir o quanto minha racionalidade puder permitir. Espero que quando me formar nao tenha piorado minha mania de controle. 

Até a proxima!

Um comentário:

  1. Adoreei Lore, até que clareou mais minha mente em relação a esse curso huahuhauahu, mt legal mesmo, vc tem o dom da leitura e escreve mt bem (:
    Kizze V.

    ResponderExcluir

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...