7 de setembro de 2013

Vale a Pena Ver - "As Vantagens de Ser Invísivel"

Sabe aqueles filmes que você fica um tempo suspenso depois de assistir, como se demorasse a voltar pra realidade? Pois é. "As Vantagens de Ser Invisível" é um desses filmes.

Com Emma Watson, Logan Herman e Erza Miller, baseado na obra de Stephen Chbosky, "As Vantagens de Ser Invisível" virou o queridinho do ano. Muito comentado, curtido, compartilhado, tweetado, enfim... Não é tão difícil apontar o por quê.

Quando se conta uma história em que o protagonista se sente meio deslocado, tentando se encaixar, e faz novos amigos que o ajudam a superar seus maiores medos, e quando eles constroem uma amizade que o faz se sentir "infinito", fica fácil se identificar. 
Charlie (Logan Herman) está passando por momentos difíceis, um deles sendo o recente suicídio de seu melhor amigo. E prestes a entrar no ensino médio (Ah, o ensino médio...), ele procura uma forma de se sentir menos ansioso e sozinho escrevendo cartas que jamais entregará a esse amigo que se foi. É a partir dessas cartas que conhecemos a história de Charlie.

Charlie representa a todos nós, que um dia nos sentimos estrangeiros, fora do contexto de todo o resto. Contando os dias que faltam até terminar o tenebroso ensino médio, ele busca ao menos conquistar uma amizade sincera que o tire de seu mundo interior bagunçado. Quem faz isso são os meio-irmãos Sam (Emma Watson) e Patrick (Ezra Miller). Ao observarmos a longa caminhada de adaptação de Charlie mesmo com todos os seus problemas, ele se encontra e desafia a si mesmo. Com amigos por perto tudo fica muito mais fácil.
O filme é de uma delicadeza quase surpreendente. Poderia cair em clichês, como o amor entre melhores amigos, ou a questão dos traumas que cada personagem parece ter que lidar. Mas em nenhum momento podemos pensar que, apesar de termos passado por isso, é previsível. São tratados de uma forma mais particular. Não como alguém veria de fora, mas como vê enquanto vive aquilo. Não quero contar os detalhes da trama por que só se fazem sentir enquanto assistimos o desenrolar. E acaba sendo um bom bálsamo para a alma :)

Além da linda trilha sonora, "As Vantagens de Ser Invisível" me deixou pensando. E vocês sabem que eu gosto de filmes que me fazem pensar ou me fazem rir de verdade. Hoje resolvi refletir, então finalmente vi esse filme. E na verdade, lembrei muito de mim mesma há uns cinco anos atrás. Parece pouco tempo, mas quando você chega ao ensino médio, aquela idade dos 17 anos, em que você não é bem adulto, mas também não é mais criança, tudo parece adquirir uma proporção gigantesca e parece que o mundo vai desabar na sua cabeça. Mas passa. E você lida com isso sem nem perceber. Você vive o presente.
E as últimas linhas que Charlie escreve nos momentos finais do filme consistem num texto muito sensível. O tipo de ponto de vista que todo mundo deveria ter, se se preocupasse menos com o futuro e apreciasse cada segundo. Hoje eu entendo a importância disso como eu jamais entenderia quando estava no primeiro ano do ensino médio. E o tempo passa. Passa rápido demais.

Bem, ainda estou um pouco suspensa em minha reflexões sobre o que vi, mas deixo aqui a recomendação cinco estrelas desse ótimo filme. Ah, e já coloquei o livro na lista de espera. Imaginem quanto tempo ficarei refletindo depois de ler haha 





Ficha Técnica

"As Vantagens de
 Ser Invisível" (2012)
Gênero: Drama
Elenco: Emma Watson, 
Logan Herman, Ezra Miller
Duração: 103 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...