30 de maio de 2013

Vale a Pena Ver - "Cisne Negro"

Eu gosto de balé desde criança. Não, eu nunca dancei. Nadinha, nem dois pra lá e dois pra cá. Mas sou fascinada por dança, gosto muito de assistir e conhecer essa arte. Inclusive, gosto muito de filmes que tratem de dança e esse universo surreal que a ronda.

Há dois anos atrás, todos ouviram falar de "Cisne Negro", um drama mais para suspense. O que me chamou a atenção para vê-lo é que é baseado em um dos meus balés preferidos: O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky. 
Todo mundo também já ouviu falar de O Lago dos Cisnes, um dos balés mais encenados da História. Mas todo mundo sabe do que trata a história? Pois bem, O Lago dos Cisnes conta em 4 atos a história do príncipe Siegfried que se apaixona por Odette, uma princesa amaldiçoada que vira um cisne branco durante o dia e só à noite volta a ser humana. No baile em que o principe escolherá sua princesa, o mago que aprisiona Odette leva sua filha, Odille, para conquistar o principe. Odille representa o cisne negro, maligno, que rouba o amado de Odette. O balé tem um final bem trágico e dramático, que culmina com a famosa "Morte do Cisne", quando Odette morre após ter perdido seu principe, enganado pelo mago do mal e sua filha.

Já o filme "Cisne Negro", é estrelado por Natalie Portman, que inclusive ganhou um Oscar de Melhor Atriz por interpretar a jovem Nina. 
Nina é uma bailarina que não podia ter escolhido profissão melhor: doce, delicada, eu diria mesmo "fofinha". E o grande frenesi do momento na companhia de dança da qual ela faz parte é o espetáculo O Lago dos Cisnes que será reencenado e agora precisa de uma nova protagonista, com um diferencial: ela deverá interpretar dois papéis diferentes (o cisne branco e o cisne negro) e totalmente opostos. 

Claro que Nina quer muito ganhar esse papel, mas para isso ela não vai precisar só dançar perfeitamente bem, como um exemplar cisne branco. Ela vai precisar entrar em contato com seu cisne negro interior para poder convencer o exigente Thomas (Vincent Cassel) de que merece ser a Swan Queen da temporada. 
A bailarina começa então a desafiar a si própria a exteriorizar seu lado "Odille", ousado e extravagante, coisas que Nina "Odette" não costuma ser. Mas até que ponto Nina deixará que o Cisne Negro se apodere de si? Nina passa a mergulhar de corpo e alma nos ensaios e a linha que separa a vida real de O Lago dos Cisnes vai ficando cada vez mais difícil de ver.


"Cisne Negro" é claramente uma analogia à nossa dualidade como seres humanos. Yin e Yang, bem e mal e toda essa história de que trazemos em nós um pouco de luz e treva. O que achei interessante foi o modo escolhido para mostrar isso: a partir de um espetáculo de balé. Nina tendo que interpretar os dois cisnes somos nós no dia-a-dia, lutando com nosso cisne negro malvado e expondo somente o lindo cisne branco, perfeitinho e aceitável. E quando o cisne negro se liberta, quando permitimos que ele saia, é muito dificil voltar a controlá-lo. Quantos absurdos você diz quando está com raiva? Quantas bobagens você já fez por ter sido magoado?

É isso que gosto tanto nesse filme, que já vi e revi milhares de vezes. A cena final é incomparável, de uma beleza e sutileza fantásticos. A música, os efeitos, as cenas. Não é a toa que Natalie Portman foi reconhecida por sua atuação. Wynona Rider e Mila Kunis dão um brilho a mais à produção. É um filme que demanda atenção e uma sensibilidade a mais de quem o vê.
Recomendo muitíssimo e, se puderem, vejam as encenações originais do balé. É de lavar a alma. 


Até a próxima!



Ficha Técnica

"Cisne Negro"
Fox,2010, EUA
Elenco: Natalie Portman,
 Mila Kunis,
Wynona Rider, Barbara Hershey
Gênero: Drama/Suspense
Duração: 108 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...