11 de março de 2012

A estudante de Bibliô


Galerinha, hoje eu trouxe a vocês um conteúdo legal a respeito da minha pessoa. Como vocês sabem, eu curso Biblioteconomia na Universidade Federal do Maranhão há dois anos e uma amiga de curso (que tem um blog lindo, por sinal) decidiu me conhecer um pouco mais como estudante. Espero que vocês gostem! 


Biblioestudante - Lorena Silva

 
Eu me chamo Lorena Silva dos Santos, sou natural de São Luis-MA, onde moro e de onde não saio pra parte nenhuma, infelizmente. Tenho 20 anos. Estudo Biblioteconomia na Universidade Federal do Maranhão, indo cursar o 4º período, bem no meio do curso; E por enquanto é o que tenho feito. 
Minha relação com a leitura é muito boa. Somos grandes amigas, desde sempre. Eu não brincava de bonecas, eu brincava de ler livros. Mesmo os que eu não entendia. Eu me sentava no quarto da minha tia, que tinha muitos livros, e espalhava-os pelo chão e ia decifrar os pequenos mundos existentes em cada um. Isso desde que aprendi a ler. Antes, eu rabiscava muito, o que a psicóloga disse que me fez desenvolver minha escrita mais cedo. Então, livros por muito tempo foram meus únicos amigos. E escrever, a coisa que sempre me deu mais prazer. Palavras: eu as amo. E é um amor recíproco. 

·   Um livro? 
Harry Potter e o Enigma do Principe, JK Rowling 

·   Um filme? 
Nunca Fui Beijada

·   Uma frase? 
Amanhã é um novo dia. (Scarllet OHara, E O Vento Levou) 

·  Antes de entrar para o curso de biblioteconomia, o que você pensava que fazia bibliotecário?
Que ele organizava tudo que tinha nela. Desde os livros até como chegar até eles. Na verdade, achava que era uma pessoa extremamente inteligente e responsável. 

· Que imagem você tem (ou tinha) do profissional de biblioteconomia?
A maioria é muito acomodada. 

·   O que está achando do curso?
Confesso que me dá nos nervos. Mas tenho aprendido mais do que pensei que poderia. E até agora tem valido a pena. 

·   Biblioteconomia foi sua primeira opção no vestibular?
Não. Era Letras. 

·   Como você acha que será quando acabar a graduação?
Eu provavelmente vou ficar tentando o concurso publico e correndo atrás do que realmente quero. 

·  Qual o seu Hobby?
Escrever. 

·   Qual o seu maior sonho?
Ser uma escritora com um publico satisfatório e morar no meio de uma floresta, numa casa de vidro (é meio Familia Cullen, mas acho legal) 

·   Está estagiando ou já estagiou em uma biblioteca? Qual?
Ainda não. É o que pretendo fazer esse ano. 

·   Por que escolheu o curso de Biblioteconomia?
Ele me escolheu mais do que eu o escolhi, mas fiz uma pesquisa antes de coloca-lo como opção e achei que me daria bem nisso. 

· Você desenvolve algum tipo de trabalho fora da área de biblioteconomia?
Não. 

·   Você acha que o campo da Biblioteconomia ainda é visto como um campo dominado por mulheres?
Sim. 

·   A melhor lembrança que tem do curso?
Amigos, presepadas de amigos e os professores chatos. 

·   Como você analisa o Mercado de trabalho?
Pelo pouco que sei até agora, me parece que o bibliotecário tem muitas habilidades, mas o mercado geralmente o restringe a uma ou duas. Não digo que é exatamente competitivo, pois há poucos profissionais, mas acredito que os que são mais qualificados sempre tem mais chance. 

·   O que você faz para melhorar a imagem do bibliotecário?
Eu falo do curso e da profissão para todos que conheço. Quando o assunto surge, procuro desmistificar algumas coisas que acabam ficando mal entendidas na cabeça das pessoas, explicar o que realmente é, a importância disso, etc. 
·         
    Participa de algum projeto de pesquisa ou extensão?
Não. 
·         
    Você se lembra da primeira vez que pisou em uma biblioteca?
Olha, sim. Foi a da minha escola antiga, Barjonas Lobão, no Cohatrac. Era bem bagunçadinha, mas adorava um livro de lá “O Teatro de Sombras de Sofia”, ou algo assim, e ia sempre lá ler esse livro. 

·   Você costuma frequentar Bibliotecas?
A da UFMA, por enquanto. Gostava da do SESC, quando fazia curso lá. E a Benedito Leite, bem, estou esperando poder frequentar um dia. 

·  Você já ficou com livros da biblioteca?
Livros, não. Mas já arranquei paginas.

·  Qual o maior mico que já pagou numa biblioteca?
Derrubar todos os livros de uma estante. A bibliotecária me fez arrumar tudo.

·  Você é a favor da cobrança de multas por atraso? Por que?
Sim. Porque faz o usuário ter um pouco mais de responsabilidade, porque no Brasil, as pessoas só obedecem regras quando mexe com o dinheiro delas ou quando há alguma punição pelo não-cumprimento. 

·  Qual foi o máximo de multa que tu já pagou?
4 reais, mas foi na facu particular, em que cada livro era R$ 2 por dia e por obra! 

·  Você já fez doações de materiais bibliográficos para biblioteca?
Não. 

·  Você já ficou com alguém em uma biblioteca?
Não... deve ser legal, né? 

·   Você já se apaixonou por um bibliotecário (a)?
Não, porque os bibliotecários que conheci eram todas mulheres. Se tivesse conhecido um homem que o fosse antes, com certeza teria uma quedinha por ele.

(Originalmente publicado por Soraya Carvalho no Blog "As Coisas da Bibliô". Confira http://ascoisasdabiblio.blogspot.com/2012/02/biblioestudante-lorena-silva.html)


Até a próxima!



2 comentários:

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...