11 de julho de 2016

Já Li - "Sobre a Escrita: A Arte em Memórias", de Stephen King

Suma de Letras, 2015, 256 páginas
Stephen King sempre foi um dos meus escritores favoritos. Suas obras carregadas de suspense, terror, violência e até mesmo questões filosóficas e religiosas sempre me deixaram vidrada até a ultima página. E qual não foi minha alegria quando seu livro "Sobre a Escrita: A Arte em Memórias" (Suma de Letras, 2015, 256 páginas) chegou às minhas mãos. Simplesmente o KING da escrita compartilhando conosco, reles mortais, seu conhecimento do mercado editorial e principalmente revelando o que há por trás de seu processo criativo. Um tesouro!

Em sua obra "Sobre a Escrita", o mestre do terror de histórias como "O Iluminado", "Carrie, a Estranha" e "Misery", nos traz em quatro partes as dores, delicias e técnicas da profissão de escritor. Na primeira parte, "Currículo", King nos conta algumas memórias desde a infância até os primeiros momentos de êxito em sua carreira de escritor. Não é exatamente uma biografia, são fragmentos que ele considera válidos destacar por terem contribuído para quem ele é hoje.

Na segunda parte, "Caixa de Ferramentas", o autor relata, por meio de uma metáfora com uma caixa de ferramentas, tudo o que um escritor precisa para começar a escrever. O tempo todo a escrita na visão de King não é apenas um hobby, é levada a sério - e muito sério. Nesta seção, o escritor aborda desde questões de vocabulário, o que usar (objetividade, concisão...) e o que evitar (advérbios, voz passiva...) ao começar a desenvolver uma história.

Na próxima parte, "Sobre a Escrita", Stephen King adentra, de fato, os meandros do processo criativo de uma obra literária. Aqui está o que envolve a vida de um escritor, principalmente, um escritor em formação. Desde como a leitura é indispensável para desenvolver uma escrita digna de ser lida, até algumas técnicas pessoais que ele utiliza ao produzir uma obra - como o caso da "Porta Fechada, Porta Aberta", que é basicamente sobre como é necessário primeiro escrever para si e só depois para os outros. É um grande rol de dicas muito valiosas que estão longe de tratar a escrita como algo automático, mas que pode ser treinado e aprimorado para tornar o processo criativo mais produtivo e, é claro, prazeroso para o escritor.

Na última parte da obra, acrescentada na segunda edição, em 2010, "Sobre a Vida: Um Postscriptum", King narra um grave acidente que sofreu inclusive quando estava escrevendo este livro. Foi o acidente mais sério que ele já sofreu e que quase leva sua vida. Ele nos conta todo seu processo de recuperação e como voltou a escrever depois disso. É muito interessante perceber a forte relação do escritor com sua esposa, Tabitha (Tabby), e seu comprometimento com a escrita - que nem mesmo a dor física conseguiu abalar.
Além disso, a obra traz ainda alguns anexos com uma longa lista de livros indicados por Stephen King para observar as técnicas, estilos e desenvolvimentos de uma narrativa (a maioria é, claro, de literatura americana), e que podem ser uma boa luz para um escritor em desenvolvimento.

"Sobre A Escrita" não é um livro de autoajuda. Muito menos de receitas prontas. Ninguém nunca vai poder dizer a você como escrever perfeitamente e agradar a todos. Até por que isso não existe. O que nosso querido escritor fez foi nos mostrar, a partir de suas experiências e visão pessoal da carreira e da vida, como pelo menos começar a trilhar o caminho que ele já trilhou - e teve muito sucesso. A leitura é tão gostosa, é literalmente como conversar com Stephen numa tarde chuvosa com uma xícara de chocolate quente do lado.
Somente você pode decidir o que funciona melhor para você ou não, ou neste caso, que dicas do escritor adotar para a vida ou adaptar ao seu modo de fazer as coisas. Porém, ler essa obra pode iluminar boa parte do caminho. Pelo menos para mim, foi mais do que válido, e tenho certeza de que vou reler várias vezes "Sobre a Escrita: A Arte em Memórias" para aceitar bons conselhos de um cara que sabe do que está falando.
"Começa assim: coloque sua mesa em um canto e, todas as vezes em que se sentar para escrever, lembre-se da razão de ela não estar no meio da sala. A vida não é um suporte à arte. É exatamente ao contrário"
(Stephen King)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...