2 de agosto de 2011

Disciplina X Procrastinação



Estava assistindo o jornal e vi duas coisas que derivam de uma apenas: falta de disciplina. A primeira coisa era sobre uma dieta que permitia comer de tudo, em pequenas quantidades e a segunda, sobre a conciliação de horário dos estudos com os horários de lazer.



Bem, é isso que falta às pessoas, inclusive a mim mesma: falta de disciplina, de verdade, auto-controle. Todo mundo sabe que não é preciso fazer sacrifícios enormes para emagrecer ou manter um peso saudável. O que se tem a fazer é comer pouco, sem cometer excessos. Mas estamos sempre nos excedendo, e deixando tudo pra depois: "Amanhã eu começo a dieta", "A partir de amanhã eu vou jantar só uma sopinha". Procrastinação é prima próxima da preguiça. 


E com relação aos estudos, a maioria das pessoas não consegue encontrar tempo para estudar, mas porque? Porque passou o dia inteiro na Internet ou resolveu pegar aquele cinema com os amigos e acabou esticando a noite... Enfim, o que falta é um pouco mais de priorização.


Eu digo isso porque me tornei uma grande procrastinadora. E o resultado disso é uma pilha de livros para ler, um livro inteiro para escrever, uma pilha de conteúdo da faculdade pra revisar dois dias antes da prova, outra pilha de afazeres de casa e sem falar que faz quase um mês que não passeio com o cachorro.


O que tenho tentado fazer ultimamente para sanar esses problemas é simples: listas. Fazer listas é algo altamente incentivador. Riscar as tarefas feitas dá uma satisfação e uma sensação de dever cumprido. Sempre que lembro de algo a fazer, por mais bobo que pareça, eu vou lá e incluo na lista. Estabelecer horários para tudo, manter tarefas fixas (como estudar pelo menos duas horas por dia, ficar no computador só depois das tarefas, etc) tem me ajudado muito a procrastinar menos. E até diminui o tédio, pois sempre terei algo para fazer.


Se proponha de fato a fazer. Naquele horário, naquele dia, não pense nem meio segundo antes de fazer. Isso ajuda a não querer adiar. Faça antes de pensar. Quando se der conta, já foi feito!
E quanto aos vários livros para ler (são nada menos que 50 agora O.o), fiz listas deles também. Já que passo bastante tempo no computador, uso as notas autoadesivas do Windows no meu desktop, assim estou sempre vendo o que tenho a fazer. O próprio Skoob, a rede social dos leitores e escritores (http://skoob.com.br), me incentiva a ler, atualizando meus históricos de leitura e adicionando livros lidos à estante. 


E somo isso a um pouco de força de vontade (não, eu quase não tenho) para alcançar meus objetivos. Se estou fazendo isso na minha vida cotidiana, isso se refletirá em todos os aspectos da minha vida. Se continuar procrastinando, vou adiar todo o resto igualmente. Das coisas mais simples até as mais importantes. E você? Está adiando tudo? Até a sua vida? Aqui vai um recado para você:
Pare de esperar as coisas acontecerem. Faça-as acontecer!


Até a próxima!

Um comentário:

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...