28 de agosto de 2010

Já Li - "Os Simpsons e a Ciência" e "A Cabana"

 Hoje um post duplo com duas dicas de livros imperdiveis! E, ironicamente, um é extremamente cientifico e outro, muito emocional e tocante com relação a religião. Dois grandes aspectos da humanidade. 



Mantendo os pés no chão...
 Se você achava que Os Simpsons é apenas um desenho com gente estranha e de humor esquisito para nosso entretenimento, pense duas vezes: ali há lições de Fisica. Ela mesma, a que te ferrou no ENEM.

Um grande amigo meu me fez um favor: me emprestou o livro "Os Simpsons e a Ciencia - O que eles podem nos ensinar sobre Física, Robótica, Vida e Universo", do PhD em Fisica Paul Halpern. Da editora Novo Conceito, publicado em 2008 nos EUA com o título de "What's Science ever Done For Us?", o livro é um poço de cultura (nerd) sobre a relação Os Simpsons-Ciência.

 Com comparações pertinentes, Halpern consegue transformar episódios inteiros do seriado da Fox em uma aula de Física. E das boas. Ele me lembra aqueles professores de cursinho que usam comparações hilarias, mas passam todo o conteúdo facilmente.

 Halpern explica que entre os produtores do desenho estão graduados em Engenharia, Fisica e cursos do tipo por grandes universidades. Por isso, nos episódios sempre há mais do que entretenimento, há estudos que comprovam (ou não) o que acontece na história. Ele explica desde a assustadora Teoria das Cordas, entra nas curvas espaço-tempo do universo, passa pelos fenômenos da genética e até fala da possibilidade de existência de vida em Marte! Tudo a partir das aventuras de Bart e sua família maluca. Se você é do tipo que tem uma quedinha pelas questões do universo como eu, não pode deixar de ler essa obra. Chega a assustar a amplitude de assuntos que Paul Halpern, viciado no desenho, consegue abordar.

Fica a dica. 


... E a cabeça nas nuvens...
 Pode parecer clichê e com certeza você já ouviu falar, mas A Cabana, de William P. Young, da Sextante, é O Livro.
 A partir do drama pessoal do personagem Mackenzie, que tem a filha de 6 anos, Missy, sequestrada e morta numa cabana, William consegue mostrar como Deus é muito mais do que costumamos imaginar.

Mackenzie, após a tragédia, fica completamente descrente da bondade de Deus e o recrimina pelo que lhe aconteceu e sua Grande Tristeza. Até que o próprio Pai lhe manda um bilhete lhe convidando a voltar à cabana onde sua filha foi morta e é então que Mack tem a vida transformada.

 Com uma visão ampla e diferente do relacionamento com Deus, Young acaba por nos mostrar que nossas convicções podem estar totalmente erradas com relação a Ele, Jesus, a sociedade e até á política. E aprendemos com Mackenzie a ver Deus como um verdadeiro Papai e amigo, não como um ser superior ao máximo que pune por nossos erros.

 Pessoalmente, eu jamais tive essa visão de Deus, sabem, mas concordei plenamente com os pontos de vista de Young na obra. Aquelas pessoas que vivem se perguntando porque acontecem coisas ruins em nossa vida se Deus é amor, irão passar a confiar mais na justiça divina em detrimento da dos homens.

 Um livro para ficar na cabeceira e no coração.
 E não esqueça... "Conhecimento é poder".

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Eu sempre soube que você tinha talento.Mas esse blog me surpreendeu garota!
    Torço pelo sucesso dele como o de qualquer outra coisa que você faça.
    K!S

    ResponderExcluir

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...