24 de junho de 2012

Viva São João!

Após um tenebroso inverno, cá estou - vocês não vão se livrar de mim (solta a risada maligna).

Hoje é dia de São João e quem é nordestino sabe que essa época em  nossos 9 estados é de canjica, quadrilha, quentão e bumba-meu-boi. Eu, como maranhense, não consigo me acostumar com todo o frenesi da festividade em meu estado. É que sou aquele tipo insuportável de ludovicense que fica reclamando da própria terra e de brasileira que fala mal do Brasil. Mas que se emociona quando ouve uma toada bem feita de bumba-meu-boi e que de vez em quando põe aquele sambinha pra tocar. E aqui estava eu, ouvindo uma toada antiga que acho linda...


Mas espere, vale a explicação. É que aqui nesta terra de Gonçalves Dias, a maior atração mesmo é o tal do boi. Eu não quero dar aula de cultura popular, mas a manifestação é tradicional aqui e temos uma infinidade de grupos e sotaques. Sim, sotaques. Cada grupo de bumba-meu-boi é classificado de acordo com o "sotaque". Por sotaque, queremos dizer a sonoridade que cada grupo escolhe para embalar a história de Catirina e Pai Francisco. Basicamente, seis são os sotaques: Matraca , Zabumba, Baixada, Orquestra, Costa-de-mão e da Ilha. Cada um deles tem características muito especificas desde o numero de integrantes até o tipo de instrumento utilizado nas apresentações.
Como não pretendo me aprofundar muito na descrição de cada um, volto à inspiração deste post, que na verdade, foi uma toada do boi de orquestra. É o meu preferido - tem metais e fitas e... Eu não páro pra ir a arraiais pela cidade nem consigo ficar no meio das multidões pra ver a apresentação do boi. Mas a música sempre me emociona, não sei porque. Acho que tenho uma índia dentro de mim (nossa...).

Aí resolvi mostrar para vocês duas toadas de boi de orquestra que eu gosto bastante. São clássicas, que todo mundo conhece. As toadas são como samba-enredo: mudam todo ano. Então, estas aqui são as que eu gosto de ouvir no meu sotaque preferido. 


Boi de Orquestra.

Os bois de orquestra têm sua dança embalada por instrumentos como banjo, clarinete, piston e bumbo e um forte apelo popular, sobretudo nos arraiais juninos, pela variedade de cores de sua indumentária e pela sonoridade de seus instrumentos. O cordão é formado por brincantes trajados com peitilho e saiote bordados com miçangas e canutilhos e chapéu enfeitada com fitas coloridas. Com um maracá na mão, são os responsáveis pelo balanceio do boi.

Esqueça - Boi Pirilampo

Bela Mocidade - Boi de Axixá

E aí, deu vontade de ver? 

Até a próxima! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...