9 de fevereiro de 2010

A Favor do Videogame

Nessa semana estava conversando com a minha mãe e suscitamos um assunto que sempre está em voga: videogame e seus prejuízos e/ou benefícios. Mas todo mundo já está cansado de ouvir que o nivel de violência é muito alto, que incita a agressividade e vicia a ponto de esquecer o mundo real, etcetcetc..
 Eu, particularmente, nem sei jogar videogame (sério), mas considerando-se que tenho um certo irmão que é absolutamente louco por games, não há como não ter contato com os joysticks, consoles e a parafernalha toda.
Assim, visto que acompanho quase todo tipo de jogo existente e até me interesse um pouco pelo mundo dos games (Uhu, God of War!!!), não tem como não pensar se é bom ou ruim. Particularmente, sou a favor, sim, desse tipo de diversão. E não me venha com "Mas incita a violência" ou "É uma bobagem brincar nisso o dia todo". A grande verdade é que, como qualquer esporte ou leitura, exercita a mente inimaginavelmente. Desenvolve o raciocinio rápido e lógico, a capacidade de tomar decisões sob pressão e, indo mais fundo, até incentiva o aprendizado de outro idioma. 

Com os jogos em tempo real, com varios participantes, também pode criar uma rede de amizades,  como no orkut, twitter e por ai vai. Além disso, o trabalho que envolve a criação de um game é admirável, sem falar nos resultados: gráficos impressionantes, personagens inesqueciveis (Mário!!!!) e mundos inteiros criados por pessoas super inteligentes e... cômicas.
Claro que não é por isso que o cidadão vai passar a vida inteira sentado (ou exagerando no Nintendo Wii). E quanto aos niveis de violência, bem, ninguém tem culpa se o individuo tem desvios de personalidade ou pouca base psicológica. É a velha história de Aristóteles: o meio-termo. Demais, transborda, de menos é insatisfatório. Ouça o velhinho, ele tem história.

 Mas de mais a mais, os Playstations, Xboxes, Nintendos, PC's (e, porque não, Ataris ;P) podem salvar você naquela bendita prova de raciocinio lógico ou até inventar uma desculpa mais rápido. O que importa é que conheço pessoas que jogam muito game mesmo e nem por isso são nerds obcecados e loucos. Tá, são meio nerds. E meio loucos, também. Mas obcecados, isso, não!
 E até é melhor de conversar com eles, porque geralmente tem um QI mais elevado que os nossos, reles mortais que nao sabem o que quer dizer "aperta bola, xis, quadrado" ou (matou o português) "upar de level". Lembre-se: Cultura é tuuuuuuuuuuuuuudo na vida!

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Poxa, adoreii o blog, parabéns, vou ta de olho nas tuas stuffs viu?! ^^ bj. Andréee

    ResponderExcluir
  2. Otimo post. bem eu sou suspeito p falar (é claro) jah q eu cresci com um video-game ao lado e pedindo dinheiro p papai pra mim ir nos flipers da vida, alem do disso tenho minha pequena e iniciante coleção de consoles e mobile games.
    é mais do que provado jogos eletronicos almenta a capacidade intelectual de um individuo, ajuda quando se deve pensar rapido e incentiva uma evolução cutural, eu mesmo aprendi que RED e Yellow é vermelho e amarelo jogando super star soccer delaxu, alem de jogos online onde facilita contatos com pessoas do mundo inteiro ou um vizinho teu da outra rua. Incitar a violencia ? da mesma forma q filmes, alguns tipos de leituras, seu avo veterano de guerra, um amigo marginal na escola, é a vida.

    Viva Kirby super star o melhor jogo de tds os tempos p/ S. nintendo

    ResponderExcluir

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...